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dc.contributor.advisorRossini, Miriam de Souzapt_BR
dc.contributor.authorCruz, Gislaine Alvespt_BR
dc.date.accessioned2022-06-14T04:39:45Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/240137pt_BR
dc.description.abstractEsse trabalho tem como objetivo analisar a construção de Dani Clayton, protagonista da série A Maldição da Mansão Bly, produzida por Mike Flanagan e lançada pela Netflix em 2020. Para isso, faz-se primeiramente uma retomada histórica acerca do gênero de horror, compreendendo a distinção entre “horror” e “terror”, a história do gênero cinematográfico e a relação com o medo, evidenciando a relação do gênero com os temores de cada período histórico em que está inserido. Em seguida, o gótico e a Teoria Queer são conceituados, bem como a presença de metáforas queer em obras de horror, a fim de compreender as origens do horror e como o gênero se relaciona com pessoas de gênero e sexualidade dissidentes. Por fim, a análise é feita no quarto capítulo: a série é dividida em dois momentos, a culpa e a aceitação, e é estudada à luz dos conceitos do gótico, do sublime e da Teoria Queer, a fim de entender as metáforas monstruosas que cercam a protagonista. Como principais conclusões, observa-se que a série é explicitamente queer, ao mesmo tempo em que usa metáforas para falar das sutilezas da experiência de pessoas LGBTQ+, como a metaforização da culpa através de um fantasma, e os sentimentos negativos com que a protagonista precisa lidar ao se aceitar como alguém fora da norma.pt_BR
dc.description.abstractThis paper seeks to analyze the construction of Dani Clayton, protagonist of the series The Haunting of Bly Manor, produced by Mike Flanagan and released by Netflix in 2020. For this, a historical review about the horror genre is done, apprehending the distinction between “horror” and “terror”, the history of the cinematographic genre and its relationship with fear, evidencing the relationship of the genre with the fears of each historical period in which it is inserted. Next, Gothic and Queer Theory are conceptualized, as well as the presence of queer metaphors in horror works, in order to understand the origins of horror and how the genre relates to people of dissident gender and sexuality. Finally, the case study is developed in the fourth chapter: the series is divided into two moments, blame and acceptance, and is studied in the light of the concepts of Gothic, the sublime and Queer Theory, in order to understand the monstrous metaphors that surround the protagonist. As main conclusions, it is observed that the series is explicitly queer, but uses metaphors to talk about the subtleties of the experience of LGBTQ+ people, such as the metaphorization of guilt through a ghost, and the negative feelings that the protagonist has to deal with when she accepted as someone outside the norm.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectThe haunting of Bly Manoren
dc.subjectEstudos de gêneropt_BR
dc.subjectQueer horroren
dc.subjectTeoria queerpt_BR
dc.subjectGothicen
dc.subjectSublimeen
dc.titleÉ você, sou eu, somos nós : a construção Queer de Dani Clayton em a Maldição da Mansão Bly (2020), de Mike Flanaganpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coSilva, Graziele Rodrigues de Oliveira dapt_BR
dc.identifier.nrb001142272pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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