Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorDetoni, Brunapt_BR
dc.contributor.authorArteche, Adriane Xavierpt_BR
dc.contributor.authorPizzinato, Adolfopt_BR
dc.date.accessioned2022-06-09T04:46:11Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn1981-8068pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/240051pt_BR
dc.description.abstractEscola de Pais do Brasil (EPB) é uma associação voluntária, sem fins lucrativos, filantrópica e educacional. Círculo de Debates, sua principal ação, consiste em uma ação parental de caráter preventivo, realizado em encontros que discutem temas educativos sugeridos pela EPB. A pesquisa pretendeu traçar um perfil dos pais/mães que participaram dos Círculos de Debates no primeiro semestre de 2018 em diferentes cidades gaúchas, e avaliar o impacto dessa participação na rede de apoio, nas práticas parentais, na percepção das capacidades e dificuldades dos/as filhos/as e nos níveis de estresse parental. Realizou-se um estudo quasi-experimental que aplicou um questionário sociodemográfico e instrumentos para investigar as variáveis em participantes dos Círculos de cinco municípios, tomados como população da amostra. Foram feitas análises descritivas e análises de medidas repetidas. A maioria dos participantes foi composta de mulheres, de escolaridade superior, com um filho entre 7 e 12 anos. Concluída a ação, verificou-se que aumentou significativamente a participação comunitária e o envolvimento em questões relacionadas à disciplina. Também diminuíram a percepção de sintomas emocionais, problemas de comportamento e hiperatividade. As análises possibilitaram inferir que o trabalho do Círculo de Debates tem um impacto positivo no exercício da parentalidade.pt_BR
dc.description.abstractEscola de Pais do Brasil (EPB) is a voluntary, non-profit, philanthropic, and educational association. Círculo de Debates, its main action, consists of parental action of a preventive nature, held in meetings that discuss educational topics suggested by the EPB. This research aims to draw a profile of parents who participated in these Círculo de Debates in the first semester of 2018 in different cities in Rio Grande do Sul, and to evaluate the impact of this participation on the support network, parental practices, perception of abilities and difficulties of children, and levels of parental stress. A quasi-experimental study was conducted that applied a sociodemographic questionnaire and instruments to investigate the variables in Circle participants from five municipalities, taken as the sample population. Descriptive analyses and repeated measures analyses were performed. The majority of participants were women, with higher education, and with one child between 7 and 12 years old. At the conclusion of the action, it was found that community participation and involvement in discipline-related issues increased significantly. They also decreased the perception of emotional symptoms, behavior problems, and hyperactivity. The analysis made it possible to infer that the work of the Debate Circle has a positive impact on the exercise of parenting.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofInteração em psicologia. Curitiba. Vol. 25, n. 1 (jul./dez. 2021), p. 35-44.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEstressept_BR
dc.subjectParentingen
dc.subjectParentalidadept_BR
dc.subjectEmotional symptomsen
dc.subjectApoio socialpt_BR
dc.subjectSocial supporten
dc.titleEscola de pais do Brasil : análise de perfil e impacto no apoio social, práticas parentais, capacidades e dificuldades dos filhos e estresse parentalpt_BR
dc.title.alternativeParents´ school of Brazil : analysis of profile and impact on social support, parental practices, perceptions of capacities and grades of children and parental stressen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001142159pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem