Imagem-memória no jornalismo literário de a Casa da vovó e Cova 312
dc.contributor.advisor | Rebello, Lúcia Sá | pt_BR |
dc.contributor.author | Sangaletti, Leticia | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-06-07T04:41:27Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/239919 | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa relaciona o jornalismo literário e a fotografia, de modo a conferir como se dá a combinação de ambas em livros-reportagem. Como jornalismo literário aborda a violência? De que modo elementos estéticos, como a fotografia, aparecem em obras investigativas que se situam no limiar entre literatura e jornalismo? Como trazem à memória a violência recalcada e silenciada do período ditatorial brasileiro? O corpus de análise concentra-se nos livros A casa da vovó – uma biografia do Doi Codi, de Marcelo Godoy (2014) e Cova 312, de Daniela Arbex (2015), definido a partir de um mapeamento das obras premiadas no Prêmio Jabuti, na categoria de reportagem, tendo o tema violência chamado a atenção por estar entre as temáticas que mais aparecem em tais narrativas. No tocante aos procedimentos metodológicos empregados na pesquisa, esses consistem no cotejamento entre texto e imagem, de modo a encontrar os elementos escolhidos como tema das obras, além de fazer também o comparativo de duas obras de jornalismo literário, para verificar como cada produção aborda o assunto, como a memória e violência são representados em texto e imagens. Com relação ao aporte teórico, ele está embasado em nomes como Claus Clüver e Irina Rajewski sobre Intermidialidade; Edvaldo Pereira Lima, John Bak e Tom Wolfe, acerca do Jornalismo Literário; Roland Barthes, Philipe Dubois, Susan Sontag e Boris Kossoy no que tange à fotografia; sobre imagem-memória, buscou-se suporte para discutir sobre a percepção, a memória e a imaginação, tendo como referencial teórico o pensamento de Paul Ricouer; no que se refere à violência, em Karl Schollhammer; e à estética, em Walter Benjamin, especialmente. Com relação aos resultados, a partir da e análise das obras escolhidas, espera-se contribuir para a construção de uma história do jornalismo literário no Brasil e, ainda, trazer à tona e registrar uma memória que, calcada na violência, por muito tempo ficou adormecida. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research relates literary journalism and photography, in order to check how the combination of both takes place in book-reports. How does literary journalism approach violence? Do aesthetic elements, such as photography, appear in investigative works that are situated on the threshold between literature and journalism? How do they bring to mind the repressed and silenced violence of the Brazilian dictatorial period? The corpus of analysis focuses on the books A casa da vovó – a biography of Doi Codi, by Marcelo Godoy (2014) and Cova 312, by Daniela Arbex (2015), defined from a mapping of the works awarded in the Jabuti Prize, in the reporting category, the theme of violence drew attention for being among the themes that most appear in such narratives. Regarding the methodological procedures used in the research, these consist of comparing text and image, in order to find the elements chosen as the theme of the works, as well as comparing two works of literary journalism, to verify how each production addresses the subject, such as memory and violence are represented in text and images. Regarding the theoretical contribution, it is based on names such as Claus Clüver and Irina Rajewski on Intermediality; Edvaldo Pereira Lima, John Bak and Tom Wolfe, on Literary Journalism; Roland Barthes, Philipe Dubois, Susan Sontag and Boris Kossoy, with regard to photography; on memory, support was sought from Paul Ricouer, and with regard to violence, from Karl Schollhammer, especially. Regarding the results, from the analysis of the chosen works, it was understood that, more than fulfilling the functions of illustrating and documenting, the photographs and the works contribute to elucidating the crimes of the dictatorship, giving voices to characters who perhaps never had been listened to. Thus, I understand that, based on this analysis, we can understand photography assumes the status of a tool or mechanism for cultural transformation, presenting a different point of view of the representation of reality, which can complement or counteract different social narratives. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Literary Journalism | en |
dc.subject | Literature | en |
dc.subject | Intermidialidade | pt_BR |
dc.subject | Photography | en |
dc.subject | Jornalismo literário | pt_BR |
dc.subject | Intermediation | en |
dc.subject | Fotografia | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Memory | en |
dc.title | Imagem-memória no jornalismo literário de a Casa da vovó e Cova 312 | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001141705 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2021 | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
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