Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSteil, Carlos Albertopt_BR
dc.contributor.authorReyes Herrera, Sonia Elizabethpt_BR
dc.date.accessioned2010-06-19T04:17:52Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.issn1517-4522pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/23966pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo faz uma revisão crítica da gênese e desenvolvimento dos estudos sobre catolicismo na área de ciências sociais no Brasil, tomando como eixo a tensão entre tradição e modernidade. Questiona o lugar do tradicional atribuído ao catolicismo nos escritos que o situam no pólo da tradição a partir do século XX. Ao mesmo tempo, procura mostrar que, desde uma perspectiva das teorias da prática, o catolicismo se apresenta permeável à modernidade, adequando-se ativamente à nova paisagem religiosa que se estabelece no país com o processo de secularização e diferenciação religiosa. Busca, ainda, apontar para os limites das abordagens teóricas que associam o catolicismo a um “Brasil encantado”, as quais têm servido de pano de fundo para ressaltar os valores de uma nova ordem moderna que se estabelece como o contraponto de um passado imaginado que precisa ser superado. Na esteira dessa crítica teórica, o artigo apresenta, em ordem cronológica, uma seleção de autores e escritos que marcaram os estudos do catolicismo no país.pt_BR
dc.description.abstractThis article critically revises the genesis and development of studies on Catholicism in the field of Social Sciences in Brazil, using as a focal point the tension between tradition and modernity. The traditional place attributed to Catholicism in writings that would veer it towards the axis of tradition in the Twentieth Century is questioned. At the same time, the aim is to show that, using the perspective of theories of practice, Catholicism is permeable to modernity, actively adapting itself to the new religious landscape that is being established in the country with the secularization process and religious differentiation. This work also aims at suggesting the limits of theoretical approaches that associate Catholicism with an “Enchanted Brazil”, theories that have served as a background to emphasize the values of a new modern order being established as a counterpoint to an imaginary past that must be overcome. With this theoretical critique in mind, the article presents, in chronological order, a selection of authors and writers who have marked Catholic studies in the country.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofSociologias. Porto Alegre. Vol. 12, n. 23 (jan./abr. 2010), p. 354-393pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCatholicismen
dc.subjectCatolicismo : Brasilpt_BR
dc.subjectSocial sciencesen
dc.subjectCiências sociais : Brasilpt_BR
dc.subjectTradiçãopt_BR
dc.subjectModernityen
dc.subjectModernidadept_BR
dc.subjectTraditionen
dc.subjectSocial change and conversionen
dc.titleCatolicismo e ciências sociais no Brasil : mudanças de foco e perspectiva num objeto de estudopt_BR
dc.title.alternativeCatholicism as an object of social sciences in Brazil en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000736240pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples