Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorTebaldi, Lisiane Rossattopt_BR
dc.contributor.authorCarvalho, Rodrigo Saballa dept_BR
dc.date.accessioned2022-05-31T01:01:28Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn1519-387Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/239522pt_BR
dc.description.abstractA partir do campo dos Estudos Sociais da Infância, o objetivo do artigo é discutir as dimensões éticas e metodológicas (ALDERSON, 2007; CLARK, 2017; FERNANDES e MARCHI, 2020) de uma pesquisa com (e sobre) crianças na pré-escola. Metodologicamente, a materialidade investigativa é constituída das discussões éticas emergentes de um estudo a respeito da produção de narrativas orais, em contextos de mediação, por um grupo de crianças de cinco anos de idade. Mediante a análise das reflexões do diário de campo, decorrentes da investigação, foram definidas duas unidades: a) ética, presença e escuta do adulto: o exercício de estar com as crianças; e b) a participação das crianças na pesquisa: os meandros das discussões metodológicas. Com base nas análises, destacaram-se como resultados do estudo que, em uma pesquisa com crianças: a) a ética precede as escolhas metodológicas; b) há imprescindibilidade da escuta, da reflexividade e da alteridade do pesquisador.pt_BR
dc.description.abstractAbstract:From the field of Social Studies of Childhood, this article aims to discuss the ethical and methodological dimensions (ALDERSON, 2007; CLARK, 2017; FERNANDES e MARCHI, 2020) of a research project with (and on) preschool children. Methodologically, the research evidence consists of the ethical discussions emerging from a study on the production of oral narratives, in mediated contexts, by a group of 5-year-old children. Through the analysis of the reflections present in the researcher’s field diary, resulting from the investigation, two units were defined: a) adult’s ethics, presence and listening: the exercise of being with children; and b) children’s participation in the research: the intricacies of methodological discussions. Based on the analysis, the study results highlighted that, in research with children: a) ethics precedes methodological choices; b) listening, reflexivity and alterity on the part of the researcher is essential.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação UNISINOS. São Leopoldo, RS. Vol. 26 (2022), 18 p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEthicsen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectResearch with childrenen
dc.subjectPesquisa educacionalpt_BR
dc.subjectEarly childhood educationen
dc.titleDimensões éticas e metodológicas de uma pesquisa com (e sobre) crianças na pré-escola : reflexões, tensões e perspectivas investigativaspt_BR
dc.title.alternativeEthical and methodological dimensions of a research project with (and on) preschool children : reflections, tensions, and investigative perspectivesen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001141508pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem