Dimensões éticas e metodológicas de uma pesquisa com (e sobre) crianças na pré-escola : reflexões, tensões e perspectivas investigativas
dc.contributor.author | Tebaldi, Lisiane Rossatto | pt_BR |
dc.contributor.author | Carvalho, Rodrigo Saballa de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-05-31T01:01:28Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1519-387X | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/239522 | pt_BR |
dc.description.abstract | A partir do campo dos Estudos Sociais da Infância, o objetivo do artigo é discutir as dimensões éticas e metodológicas (ALDERSON, 2007; CLARK, 2017; FERNANDES e MARCHI, 2020) de uma pesquisa com (e sobre) crianças na pré-escola. Metodologicamente, a materialidade investigativa é constituída das discussões éticas emergentes de um estudo a respeito da produção de narrativas orais, em contextos de mediação, por um grupo de crianças de cinco anos de idade. Mediante a análise das reflexões do diário de campo, decorrentes da investigação, foram definidas duas unidades: a) ética, presença e escuta do adulto: o exercício de estar com as crianças; e b) a participação das crianças na pesquisa: os meandros das discussões metodológicas. Com base nas análises, destacaram-se como resultados do estudo que, em uma pesquisa com crianças: a) a ética precede as escolhas metodológicas; b) há imprescindibilidade da escuta, da reflexividade e da alteridade do pesquisador. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract:From the field of Social Studies of Childhood, this article aims to discuss the ethical and methodological dimensions (ALDERSON, 2007; CLARK, 2017; FERNANDES e MARCHI, 2020) of a research project with (and on) preschool children. Methodologically, the research evidence consists of the ethical discussions emerging from a study on the production of oral narratives, in mediated contexts, by a group of 5-year-old children. Through the analysis of the reflections present in the researcher’s field diary, resulting from the investigation, two units were defined: a) adult’s ethics, presence and listening: the exercise of being with children; and b) children’s participation in the research: the intricacies of methodological discussions. Based on the analysis, the study results highlighted that, in research with children: a) ethics precedes methodological choices; b) listening, reflexivity and alterity on the part of the researcher is essential. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Educação UNISINOS. São Leopoldo, RS. Vol. 26 (2022), 18 p. | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ethics | en |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Ética | pt_BR |
dc.subject | Research with children | en |
dc.subject | Pesquisa educacional | pt_BR |
dc.subject | Early childhood education | en |
dc.title | Dimensões éticas e metodológicas de uma pesquisa com (e sobre) crianças na pré-escola : reflexões, tensões e perspectivas investigativas | pt_BR |
dc.title.alternative | Ethical and methodological dimensions of a research project with (and on) preschool children : reflections, tensions, and investigative perspectives | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001141508 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (39951)Ciências Humanas (6878)