Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBrusius, Arietept_BR
dc.contributor.authorSilva, Denise Madeira de Castro ept_BR
dc.contributor.authorAlbuquerque, Simone Santos dept_BR
dc.date.accessioned2022-05-31T01:01:21Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn2526-849Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/239514pt_BR
dc.description.abstractO artigo tem como objetivoapresentar o Programa de Extensão Universitária Educação Infantil na Roda por meio dos projetos desenvolvidos, com ênfase na articulação entre ensino, pesquisa e extensão, destacando “testemunhos” de professoras que vivenciam as ações oportunizadas. O artigo foi dividido em cinco seções com as seguintes temáticas: a apresentação do Programa de Extensão Universitária Educação Infantil na Roda; o ensino como fonte de formação para a identidade docente em educação infantil; a pesquisa como subsídio das políticas e práticas pedagógicas; a extensão e a construção de parcerias no contexto da pandemia da Covid-19 e, finalizando, destaca o movimento que faz com que a roda gire em prol da defesa da educação infantil. As falas das participantes do Programa enfatizam que a perspectiva da articulação do ensino, da pesquisa e da extensão possui importância crucial na formação e na constituição da identidade da professora de Educação Infantil (EI), pois essa é uma etapa que precisa constantemente se legitimar a partir da luta da defesa de seus direitos.A metáfora da roda representa o movimento ensejado de articulação, no qual os professores e professoras são protagonistas no Programa, uma vez que propõem as pautas, compartilham dados de sua realidade profissional e colaboramnas reflexões da pesquisa e da extensão.pt_BR
dc.description.abstractThis article aims to present the projects developed in the Public Outreach Program “Educação Infantil na Roda” with an emphasis on the articulation between education, research and public outreach, as well as the “testimonies” of teachers that participated in the experiences promoted by the Program. The article is divided in five parts in which the emphases are: presenting the Public Outreach Program “Educação Infantil na Roda”; teaching as a source of identity development of Early Childhood teachers; research as subsided by pedagogical policies andpractices; public outreach and the building of partnerships during the Covid-19 pandemic; and lastly the movement that “makes the wheel turn” in defense of childhood education. The Program participants’ feedbacks emphasized the perspective that articulating teaching, research, and outreach has a crucial importance in the development and constitution of early childhood teachers’ identity, as it is a phase that needs constant legitimation by defending their rights. The defense of children’s right to a qualified education is one of Program’s goals, which was a part of the development and the professional practice of those who engaged in the activities proposed.en
dc.description.abstractEl artículo tuvo como principal objetivo presentar los proyectos desarrollados en el Programa de Extensión Universitaria “Educação Infantil na Roda”, con énfasis en la articulación entre enseñanza, investigación y extensión, así como los relatos de las profesoras que vivieron las experiencias brindadas por el Programa. El artículo se dividió en cinco partes en las que se enfatizaron los siguientes puntos: la presentación del Programa de Extensión Universitaria “Educação Infantil na Roda”; la enseñanza como fuente de formación para la identidad docente en la educación infantil; la investigación como subsidio de las políticas y prácticas pedagógicas; la extensión y la construcción de alianzas en el contexto de la pandemia de Covid-19; y, por último, el movimiento que hace girar la rueda en beneficio de la defensa de la educación infantil. Los discursos de las participantes del Programa enfatizaron que la perspectiva de la articulación de la enseñanza, de la investigación y de la extensión tiene crucial importancia en la formación y en la constitución de la identidad del profesor de educación infantil, ya que esta es una etapa que necesita constantemente legitimarse por medio de la lucha por la defensa de sus derechos. La lucha por la defensa de los derechos de losniños a una educación de calidad es uno de los objetivos del Programa que forma parte de la formación y de la práctica profesional de quienes se comprometen en las actividades propuestas.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofDevir Educação. Lavras, MG. Vol. 6, n. 1 (2022), e–376, p. 1-21pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPesquisa educacionalpt_BR
dc.subjectEarly childhood educationen
dc.subjectDireito à educaçãopt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectResearchen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectExtensãopt_BR
dc.subjectOutreachen
dc.subjectRight to educationen
dc.subjectEducación infantiles
dc.subjectEnseñanzaes
dc.subjectInvestigaciónes
dc.subjectExtensiónes
dc.subjectDerecho a la educaciónes
dc.titleEducação infantil na roda : um programa que articula ensino, pesquisa e extensãopt_BR
dc.title.alternative“Educação Infantil na Roda”: a program articulating education, research, and outreachen
dc.title.alternative“Educação Infantil na Roda”: un programa que articula enseñanza, investigación y extensiónes
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001141834pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples