Atendimento educacional especializadoà la Mateus : um ensaio sobre o agir pedagógico
dc.contributor.author | Escobar, Débora Scherer de | pt_BR |
dc.contributor.author | Vasques, Carla Karnoppi | pt_BR |
dc.contributor.author | Charczuk, Simone Bicca | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-05-31T01:00:59Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2175-6600 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/239498 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo aborda as práticas pedagógicas da educação especial. Como sustentar um agir pedagógico atento às singularidades? Apresentamos uma pesquisa que parte da experiência docente em uma escola privada. Optamos pela construção do caso como método e a escrita epistolar como forma. Propomos três operadores para um agir pedagógico inclusivo - o deslocamento da técnica prescritiva em direção ao aluno como sujeito, a posição implicada do professor do AEE na cena educativa e a escuta como dispositivo étiico, político e pedagógico - os quais permitem acolher o inusitado na cena pedagógica e construir uma experiência atenta à alteridade. | pt_BR |
dc.description.abstract | This studyaddresses the pedagogical practices of special education. How to sustain a pedagogical action attentive to singularities? We present a research that starts from the teaching experiencein a private school. We opted for the construction of the case study asa method, and the epistolary writing as the form. We propose three operators for an inclusive pedagogical action–the displacement of the prescriptive technique towards the student as a subject, the implicatedposition of theAEE teacher in the educational field andlistening as an ethical, political,and pedagogical instrument–which allow us to welcome the unusual in the pedagogical scene and build an experience attentive to otherness. | en |
dc.description.abstract | Este estudio aborda las práticas pedagógicas de la educación especial. ¿Cómo sostener unaacción pedagógica atenta a las singularidades? Presentamos una investigación que parte de laexperiencia docente en un colegioprivado. Optamos por la construcción del caso como método y la escritura epistolar como forma. Proponemos tresacciones que constituyen una pedagogía inclusiva-el desplazamiento de la técnica prescriptiva hacia el estudiante como sujeto, la posición implícita del docente de la AEE en el escenario educativo y la escucha como dispositivo ético, político y pedagógico -que permiten acoger lo insólito en el escenario pedagógico y construir una experiencia atenta a la alteridad. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Debates em Educação. Maceió, AL. Vol. 14, n. 34 (jan./abr. 2022), p. 48-65 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Atendimento especializado | pt_BR |
dc.subject | Specialized educational service | en |
dc.subject | Pedagogical action | en |
dc.subject | Psicanálise | pt_BR |
dc.subject | Psychoanalysis | en |
dc.subject | Servicio educativo especializado | es |
dc.subject | Acción pedagógica | es |
dc.subject | Psicoanálisis | es |
dc.title | Atendimento educacional especializadoà la Mateus : um ensaio sobre o agir pedagógico | pt_BR |
dc.title.alternative | À la mateus’ specialized educational service : an essay on pedagogical action | en |
dc.title.alternative | Servicio educativo especializado a la Mateus : | es |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001140838 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (39774)Ciências Humanas (6848)