Mostrar registro simples

dc.contributor.authorEscobar, Débora Scherer dept_BR
dc.contributor.authorVasques, Carla Karnoppipt_BR
dc.contributor.authorCharczuk, Simone Biccapt_BR
dc.date.accessioned2022-05-31T01:00:59Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn2175-6600pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/239498pt_BR
dc.description.abstractEste estudo aborda as práticas pedagógicas da educação especial. Como sustentar um agir pedagógico atento às singularidades? Apresentamos uma pesquisa que parte da experiência docente em uma escola privada. Optamos pela construção do caso como método e a escrita epistolar como forma. Propomos três operadores para um agir pedagógico inclusivo - o deslocamento da técnica prescritiva em direção ao aluno como sujeito, a posição implicada do professor do AEE na cena educativa e a escuta como dispositivo étiico, político e pedagógico - os quais permitem acolher o inusitado na cena pedagógica e construir uma experiência atenta à alteridade.pt_BR
dc.description.abstractThis studyaddresses the pedagogical practices of special education. How to sustain a pedagogical action attentive to singularities? We present a research that starts from the teaching experiencein a private school. We opted for the construction of the case study asa method, and the epistolary writing as the form. We propose three operators for an inclusive pedagogical action–the displacement of the prescriptive technique towards the student as a subject, the implicatedposition of theAEE teacher in the educational field andlistening as an ethical, political,and pedagogical instrument–which allow us to welcome the unusual in the pedagogical scene and build an experience attentive to otherness.en
dc.description.abstractEste estudio aborda las práticas pedagógicas de la educación especial. ¿Cómo sostener unaacción pedagógica atenta a las singularidades? Presentamos una investigación que parte de laexperiencia docente en un colegioprivado. Optamos por la construcción del caso como método y la escritura epistolar como forma. Proponemos tresacciones que constituyen una pedagogía inclusiva-el desplazamiento de la técnica prescriptiva hacia el estudiante como sujeto, la posición implícita del docente de la AEE en el escenario educativo y la escucha como dispositivo ético, político y pedagógico -que permiten acoger lo insólito en el escenario pedagógico y construir una experiencia atenta a la alteridad.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofDebates em Educação. Maceió, AL. Vol. 14, n. 34 (jan./abr. 2022), p. 48-65pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAtendimento especializadopt_BR
dc.subjectSpecialized educational serviceen
dc.subjectPedagogical actionen
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectPsychoanalysisen
dc.subjectServicio educativo especializadoes
dc.subjectAcción pedagógicaes
dc.subjectPsicoanálisises
dc.titleAtendimento educacional especializadoà la Mateus : um ensaio sobre o agir pedagógicopt_BR
dc.title.alternativeÀ la mateus’ specialized educational service : an essay on pedagogical actionen
dc.title.alternativeServicio educativo especializado a la Mateus : es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001140838pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples