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dc.contributor.authorBarbosa, Maria Carmen Silveirapt_BR
dc.contributor.authorRichter, Sandra Regina Simonispt_BR
dc.date.accessioned2022-05-31T01:00:41Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.issn1677-1303pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/239479pt_BR
dc.description.abstractEste artigo propõe a reflexão sobre a creche como um equipamento educacional, isto é, um espaço de educação coletiva para as crianças de 0 a 3 anos, problematizando a ausência de um lugar para ela no sistema educacional brasileiro, bem como a invisibilidade de sua especificidade nos cursos de Pedagogia. A indefinição, até o presente momento, da “forma educacional creche” no Brasil dificulta a caracterização dos processos pedagógicos necessários ao seu funcionamento e à formação do profissional que vai atuar nestas instituições, especialmente aqueles que irão ter contato com as crianças. Portanto, trata-se de propor a interlocução entre as necessidades e desejos da sociedade para a educação das crianças dessa faixa etária, a formação dos docentes nas universidades e o redimensionamento das práticas realizadas nas creches, num diálogo permanente e plural que pode desvelar outros modos de construir essa scholè para os bebês e as crianças bem pequenas.pt_BR
dc.description.abstractIn this article is proposed the reflection on the nursery school as an educational equipment that means a space of collective education for children’s from 0 to 3 years, putting in doubt an absence for a place for that education in Brazilian educational system as well as the invisibility of their specificity in Pedagogy courses. The vagueness until present moment of the “nursery educational form” in Brazil hinders the characterization of pedagogical processes necessary for their operation and for the professional formation who will act in these institutions, especially those that will have contact with the children. Therefore it proposes the interlocution between the needs and desires of the society for the education of children from 0 to 3 years, the training of teachers in universities and the resizing of the practices carried out in nursery school, a permanent and plural dialog, that can unveil other modes to build this scholè as well for babies and small children.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofDialogia. São Paulo, SP. N. 17, (jan./jun. 2013), p. 75-92pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCrechept_BR
dc.subjectChildren’s educationen
dc.subjectNursery schoolen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectTeachers formatio.en
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.titleCreche : uma estranha no ninho educacionalpt_BR
dc.title.alternativeNursery school : a strange in the educational nesten
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000913119pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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