Show simple item record

dc.contributor.authorCorso, Luciana Vellinhopt_BR
dc.contributor.authorLuna, Fabiana de Miranda Rochapt_BR
dc.contributor.authorWeber, Raquel Elisapt_BR
dc.date.accessioned2022-05-31T01:00:29Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn2526-2882pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/239465pt_BR
dc.description.abstractO artigo propõe uma reflexão acerca da importância da avaliação das habilidades aritméticas iniciais, desde as primeiras etapas de escolaridade. Avaliar é uma estratégia potente para monitorar a construção do conhecimento aritmético do aluno, guiar uma intervenção direcionada e prevenir dificuldades futuras. Com base no construto de senso numérico, são abordadas as habilidades-chave a serem avaliadas e que exercem papel fundamental para o desenvolvimento da competência posterior em aritmética. São abordados, de forma breve, os instrumentos de avaliação da aritmética inicial, os testes padronizados e não padronizados, assim como algumas características psicométricas dos mesmos. Para a reflexão proposta, são consideradas as contribuições das evidências de estudos preditivos, que analisam fatores relevantes para a aprendizagem da aritmética ao longo do tempo, e dos interventivos, que visam aumentar/complexificar as experiências de aprendizagem em senso numérico com potencial para prevenir e/ou auxiliar alunos em risco de, ou que já enfrentam, dificuldades com a aritmética.pt_BR
dc.description.abstractThe article proposes a reflection on the importance of assessing initial arithmetic skills since the early stages of schooling. Assessing is a powerful strategy to monitor the construction of a student's arithmetical knowledge, to guide a targeted intervention, and to avoid future difficulties. Based on the number sense construct, it is addressed the key skills to be assessed that play a fundamental role in the development of subsequent competence in arithmetic. The instruments for the assessment of initial arithmetic, the standardized and non-standardized tests, as well as some of their psychometric characteristics are briefly addressed. For the proposed reflection, the contributions from predictive studies are considered, which analyze relevant factors for learning arithmetic over time, and the intervention studies, which aim to increase/make complex the learning experiences in number sense, with the potential to avoid and/or help students at risk of, or who are already facing, arithmetical difficulties.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCom a palavra, o Professor. Bahia. Vol. 7, n. 17 (2022), p. 216-234pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAssessmenten
dc.subjectAvaliação da educaçãopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectArithmetical skillsen
dc.subjectEvaluative instrumentsen
dc.subjectPredictive and intervention studiesen
dc.titleAvaliação das habilidades aritméticas iniciais : algumas questões para reflexãopt_BR
dc.title.alternativeAssessment of early arithmetic skills : some questions for reflectionen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001140991pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record