Produção de material didático para ensino e aprendizagem de conceitos de ecologia utilizando as cactáceas como modelo
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Data
2021Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O reconhecimento da fauna e da flora brasileira é fundamental para orientar o avanço de iniciativas que promovam a preservação e a conservação da diversidade, tanto de ecossistemas naturais e dos organismos neles inseridos, como das funções ecológicas resultantes das interações que os sustentam no espaço e no tempo. Para que esse conhecimento da diversidade brasileira permeie a sociedade faz-se necessário que o conhecimento científico esteja acessível tanto aos processos de ensino e aprendizage ...
O reconhecimento da fauna e da flora brasileira é fundamental para orientar o avanço de iniciativas que promovam a preservação e a conservação da diversidade, tanto de ecossistemas naturais e dos organismos neles inseridos, como das funções ecológicas resultantes das interações que os sustentam no espaço e no tempo. Para que esse conhecimento da diversidade brasileira permeie a sociedade faz-se necessário que o conhecimento científico esteja acessível tanto aos processos de ensino e aprendizagem/educacionais (processos iniciais de formação) como aos políticos tomadores de decisão e os mecanismos que fundamentam suas ações. Nesse sentido, o presente trabalho propõe-se produzir um guia ecológico de cactos como resultado do meu processo de formação e de pesquisa documental realizada através de análise exploratória em livros de Ecologia e análise de conteúdo na Base Nacional Comum Curricular, no Referencial Gaúcho e em imagens e conteúdos de unidades de livros didáticos. ...
Abstract
The recognition of the Brazilian fauna and flora is essential to guide the advancement of initiatives promoting the preservation and conservation of diversity, both of natural ecosystems and the organisms within them, as well as the ecological functions resulting from the interactions that sustain them in space and in the time. For this knowledge of Brazilian diversity to permeate society, it is necessary that scientific knowledge to be accessible both to teaching and learning/educational proce ...
The recognition of the Brazilian fauna and flora is essential to guide the advancement of initiatives promoting the preservation and conservation of diversity, both of natural ecosystems and the organisms within them, as well as the ecological functions resulting from the interactions that sustain them in space and in the time. For this knowledge of Brazilian diversity to permeate society, it is necessary that scientific knowledge to be accessible both to teaching and learning/educational processes (initial training processes) as well as to political decision-makers and the mechanisms that underlie their actions. In this sense, the present work proposes to produce an ecological guide for cacti as a result of my training process and documental research carried out through exploratory analysis in Ecology books and content analysis in the Base Nacional Comum Curricular, Referencial Curricular Gaúcho, and in images and contents of textbook units. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Coleções
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TCC Ciências Biológicas (1353)
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