A Importância do trabalho de campo no ensino de Geografia : proposta de trabalho de campo interdisciplinar da "Saga de Garibaldi" na Planície Costeira do RS
Visualizar/abrir
Data
2022Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo propor um roteiro de trabalho de campo que tem como eixo central os temas Planície Costeira do Rio Grande do Sul e da “Saga de Garibaldi”, capítulo histórico do estado ocorrido durante a Revolução Farroupilha, que possa ser utilizado como uma atividade pedagógica interdisciplinar entre Geografia e História a ser aplicada na 1º série do Ensino Médio. Neste sentido, o trabalho apresenta uma revisão teórico-bibliográfica sobre a importância do trabalho de campo para ...
Esta pesquisa tem como objetivo propor um roteiro de trabalho de campo que tem como eixo central os temas Planície Costeira do Rio Grande do Sul e da “Saga de Garibaldi”, capítulo histórico do estado ocorrido durante a Revolução Farroupilha, que possa ser utilizado como uma atividade pedagógica interdisciplinar entre Geografia e História a ser aplicada na 1º série do Ensino Médio. Neste sentido, o trabalho apresenta uma revisão teórico-bibliográfica sobre a importância do trabalho de campo para o ensino de Geografia, bem como acerca das potencialidades do trabalho de campo para o ensino-aprendizagem interdisciplinar; e, ainda, realiza uma análise do potencial da utilização da área de estudo para esta finalidade. A metodologia do estudo consiste em uma pesquisa qualitativa de caráter empírico-exploratório, baseada na técnica do trabalho de campo. Como resultados, apresenta-se o roteiro do trabalho de campo, com 12 pontos de parada, nos quais há um texto explicativo e uma sequência de atividades propostas, além das habilidades e competências da BNCC da área de Ciências Humanas que poderiam ser trabalhadas neste percurso. Por fim, considera-se que o trabalho de campo aqui proposto apresenta grande potencial, tanto para o processo de ensino-aprendizagem em Geografia, como para a promoção de atividades e abordagens interdisciplinares. ...
Abstract
This research aims to propose a educational fieldwork route that has as its central axis the themes of the Coastal Plain of Rio Grande do Sul’ s state and “The Garibaldi’ s Journey”, a historical chapter of the state that occurred during the Farroupilha’ s Revolution, which could be used as a interdisciplinary pedagogical activity between Geography and History to be applied at the 1st grade of High School. In this sense, this paperwork presents a theoretical and bibliographical review on the im ...
This research aims to propose a educational fieldwork route that has as its central axis the themes of the Coastal Plain of Rio Grande do Sul’ s state and “The Garibaldi’ s Journey”, a historical chapter of the state that occurred during the Farroupilha’ s Revolution, which could be used as a interdisciplinary pedagogical activity between Geography and History to be applied at the 1st grade of High School. In this sense, this paperwork presents a theoretical and bibliographical review on the importance of the fieldwork to the teaching of Geography , as well as on the potential of it to interdisciplinary teaching-learning process; and also, make an analysis of the potential use of the study area for this purpose. The study methodology consists in a qualitative research of an empirical and exploratorical character , based on the fieldwork technique. As a result, the fieldwork route is presented, with 12 stopping points, in which there is an explanatory text and a sequence of proposed activities, in addition to the education skills and competencies of the Human Sciences area of the BNCC that could be approached on this route. Finally , it is considered that the fieldwork proposed has great potential, both for the teaching-learning process in Geography , and for the promotion of interdisciplinary activities. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Geociências. Curso de Geografia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Geografia (463)
Este item está licenciado na Creative Commons License