Conhecimento de professores sobre comportamento suicida em adolescentes
View/ Open
Date
2019Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
Objetivo: Identificar o conhecimento de professores sobre comportamento suicida em adolescentes. Método: estudo exploratório-descritivo, qualitativo, realizado em uma escola estadual no município de Porto Alegre, RS, Brasil. Participaram do estudo 12 professores. Os dados foram coletados entre julho e agosto de 2019 mediante entrevista semiestruturada. As entrevistas foram analisadas por meio da Análise de Conteúdo de Bardin. Resultados: Foram construídas três categorias: "Sinais de alerta para ...
Objetivo: Identificar o conhecimento de professores sobre comportamento suicida em adolescentes. Método: estudo exploratório-descritivo, qualitativo, realizado em uma escola estadual no município de Porto Alegre, RS, Brasil. Participaram do estudo 12 professores. Os dados foram coletados entre julho e agosto de 2019 mediante entrevista semiestruturada. As entrevistas foram analisadas por meio da Análise de Conteúdo de Bardin. Resultados: Foram construídas três categorias: "Sinais de alerta para o suicídio", relacionada aos sinais identificados pelos profissionais; "Fatores de risco para o suicídio", que apontam os motivos que poderiam levar adolescentes a apresentarem este tipo de comportamento; e, "Ações e dificuldades" referentes às condutas adotadas pelos mesmos e suas dificuldades frente ao tema. Conclusão: Foi possível identificar que os professores reconhecem alguns sinais de comportamento suicida e o que os causa. Porém, é preciso qualificá-los para trabalhar com o assunto, visto que eles se sentem inseguros para agir em momentos mais críticos, gerando principalmente sentimentos de tristeza e culpa. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem. Curso de Enfermagem.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License