Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorZarth, Silvana Mariapt_BR
dc.contributor.authorSantos, Laura Maria Sojapt_BR
dc.date.accessioned2022-05-24T04:44:41Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/238959pt_BR
dc.description.abstractObjetivo: Identificar o conhecimento de professores sobre comportamento suicida em adolescentes. Método: estudo exploratório-descritivo, qualitativo, realizado em uma escola estadual no município de Porto Alegre, RS, Brasil. Participaram do estudo 12 professores. Os dados foram coletados entre julho e agosto de 2019 mediante entrevista semiestruturada. As entrevistas foram analisadas por meio da Análise de Conteúdo de Bardin. Resultados: Foram construídas três categorias: "Sinais de alerta para o suicídio", relacionada aos sinais identificados pelos profissionais; "Fatores de risco para o suicídio", que apontam os motivos que poderiam levar adolescentes a apresentarem este tipo de comportamento; e, "Ações e dificuldades" referentes às condutas adotadas pelos mesmos e suas dificuldades frente ao tema. Conclusão: Foi possível identificar que os professores reconhecem alguns sinais de comportamento suicida e o que os causa. Porém, é preciso qualificá-los para trabalhar com o assunto, visto que eles se sentem inseguros para agir em momentos mais críticos, gerando principalmente sentimentos de tristeza e culpa.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSaúde mental : Adolescentept_BR
dc.subjectSaúde do adolescentept_BR
dc.titleConhecimento de professores sobre comportamento suicida em adolescentespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001118965pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Enfermagempt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationEnfermagempt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples