O olhar etnopedagógico sobre uma escola diferenciada dentro da terra indígena mbyá guarani : tekoá jata’ity, Viamão/RS
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Data
2019Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente trabalho de conclusão de curso de Licenciatura em Ciências Sociais é o relato da experiência de estágio em uma escola indígena na aldeia Tekoá Jata’ity, na comunidade do Cantagalo, município de Viamão/RS, inserido na pedagogia diferenciada, que garante aos indígenas o direito a uma educação que respeite a recuperação de suas memórias, a reafirmação de suas identidades étnicas e a valorização das línguas e ciências, bem como a garantia ao acesso à informação, aos conhecimentos técnico ...
O presente trabalho de conclusão de curso de Licenciatura em Ciências Sociais é o relato da experiência de estágio em uma escola indígena na aldeia Tekoá Jata’ity, na comunidade do Cantagalo, município de Viamão/RS, inserido na pedagogia diferenciada, que garante aos indígenas o direito a uma educação que respeite a recuperação de suas memórias, a reafirmação de suas identidades étnicas e a valorização das línguas e ciências, bem como a garantia ao acesso à informação, aos conhecimentos técnicos e científicos da sociedade nacional e demais sociedades indígenas e não indígenas. Tem como objetivos observar como esta política é aplicada dentro da escola e a efetividade na execução das leis. O estudo é feito a partir da vivência do estágio dentro da Tekoá na escola, bem como das trocas com professores e coordenadores da escola e toda a comunidade Mbyá Guarani que, desde a mais tenra idade até a mais avançada, se fazem presentes e apropriados daquele espaço: Nhemboé (A escola). Os resultados colhidos durante essa pequena temporada mostram que a escola tem um funcionamento dentro dos parâmetros exigidos pelo estado e ao mesmo tempo tem um modo de funcionamento próprio aos Mbyá Guarani, de acordo com o “Mbyáreko” (modo de ser Guarani), no qual a temporalidade e a cosmologia estão muito presentes. Observou-se que, por serem zelosos pela preservação de sua cultura, durante muito tempo foram contrários às escolas nas aldeias; porém, hoje é crescente essa demanda, como forma de compreender o mundo dos brancos e criar uma maior interação com a sociedade não indígena. ...
Abstract
This final work of the Social Sciences Degree is a report of the practical experience in an indigenous school in the Tekoá Jata'ity community, Cantagalo, Viamão, Rio Grande do Sul state, Brazil. It was developed within the differentiated pedagogy, which guarantees the indigenous people the right to an education respecting the recovery of their memories, the reinforcement of their ethnic identity and the valorization of languages and sciences, as well as the access to the information, technical ...
This final work of the Social Sciences Degree is a report of the practical experience in an indigenous school in the Tekoá Jata'ity community, Cantagalo, Viamão, Rio Grande do Sul state, Brazil. It was developed within the differentiated pedagogy, which guarantees the indigenous people the right to an education respecting the recovery of their memories, the reinforcement of their ethnic identity and the valorization of languages and sciences, as well as the access to the information, technical and scientific knowledge of the national, and other indigenous and non-indigenous peoples’ societies. Its objectives were observing the implementation of this policy within the school and the effectiveness of law enforcement. The study was based on the experience within the Tekoá school during the practice, as well as the exchanges among teachers and school coordinators and the entire Mbyá Guarani community, which from toddlers to elder people are present, and appropriate in that space: Nhemboé (the School). The findings of this short experience show that the school runs within the state's requirements and, at the same time, has its own operation mode, the one of the Mbyá Guarani, according to the "Mbyárekó" (Guarani mode), where temporality and cosmology are very present. Because they are careful about the preservation of their culture, they have been against schools in the villages for a long time, but nowadays, this demand is growing, as a way of understanding the world of white people and creating greater interaction with the non-indigenous society. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Ciências Sociais: Bacharelado.
Coleções
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TCC Ciências Sociais (762)
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