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dc.contributor.advisorBordini, Maria da Glóriapt_BR
dc.contributor.authorSouza, Eduardo Belmonte dept_BR
dc.date.accessioned2022-05-24T04:42:00Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/238832pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como questão norteadora compreender de que modo, partindo do ponto de vista dos diferentes narradores dos romances Música ao Longe, Um Lugar ao Sol e Saga, de Erico Verissimo, é delimitada a identidade pessoal da personagem Vasco Bruno, associando-a ao conceito de história a ser empreendido e investigado nas 3 narrativas citadas. Para tanto, a presente pesquisa, de caráter bibliográfico, apoia-se nos estudos de Norman Friedman acerca do ponto de vista na narração e na categoria literária do autor implícito, delimitada por Wayne C. Booth. Em relação aos modos de compreensão do conceito de história nas narrativas, a dissertação ocupase das concepções de Walter Benjamin sobre o tema. O trabalho se divide em quatro momentos; sendo o primeiro uma retomada teórica de elementos relacionados ao campo conceitual da narratologia no século XX. Após, procede-se à análise dos romances. No capítulo correspondente a Música ao Longe, a partir dos pensamentos de Clarissa enquanto narradora-protagonista ou do narrador onisciente, recolhe de Vasco informações que põem em cheque as suas concepções de tradição, cultura e história, aspecto que se faz presente na organização do romance e no que diz respeito ao primo.No capítulo seguinte, estudam-se os efeitos da multiplicidade de narradores em Um Lugar ao Sol; em Porto Alegre, ele se encontra em uma posição de limiaridade: apresenta similaridades com o flâneur baudelairiano e dele se distancia em virtude de sua situação de desempregado, bem como das injustiças sociais presentes na capital gaúcha na primeira metade do decênio de 1930. Por fim, na análise de Saga, todo o material da narrativa se origina da mente de Vasco, que corresponde ao narradorprotagonista e percebe-se que a forma como ele rememora suas vivências em Jacarecanga, em Porto Alegre e na Espanha se atrelam ao conceito de história empreendido por ele e no romance em questão. Ao cabo, chega-se à consideração de que ao primo de Clarissa é indissociável a virtualidade de um “intelectual em contínua formação”, pois sua constante atitude de análise do espaço que o cerca, das pessoas e do pretérito, bem como seus deslocamentos geográficos, constituem atos estéticos através dos quais propõe dar continuidade à sua formação intelectual, de modo a, por meio de sua arte, empregar visibilidade aos fatos e pessoas negligenciados e negligenciáveis por uma vigente visão histórica conformista.pt_BR
dc.description.abstractThis paper has as a guide to understand how, starting from the point of view of the different narrators of the novels Distant Music, A Place in the sun and Saga, by Erico Verissimo, the personal identity of Vasco Bruno is defined, associating it with the concept of history to be undertaken and investigated in the 3 narratives cited. For this purpose, this bibliographic research is based on Norman Friedman's studies on the point of view in the narration, as well as on the literary category of the implicit author, delimited by Wayne C. Booth. Regarding the ways of understanding the concept of history in narratives, the dissertation is concerned with Walter Benjamin's conceptions on the subject. The work is divided into four moments; the first being a theoretical resumption of elements related to the conceptual field of narratology in the twentieth century. In subsequent moments, the novels are analyzed. In the chapter corresponding to Distant Music, from Clarissa's thoughts, by her sieve as narratorprotagonist or the omniscient narrator, she doubts of the conceptions of tradition, culture and history for her family, aspect that is present in the narrative conduction of the novel, especially with regard to the cousin. In the following chapter, we study the effects of the multiplicity of narrators in A Place in the Sun; meanwhile, after his arrival in Porto Alegre, he finds himself in a position of in the liminality, finding similarities with the baudelairian flaneur; he distances himself from it due to his unemployed situation, as well as the social injustices present in the state capital in the first half of the decade of 1930 Finally, in the analysis of Saga, all the material of the narrative originates in Vasco's mind, which corresponds to the narrator-protagonist, and it can be seen that the way he recalls his experiences in Jacarecanga, Porto Alegre and Spain are linked to the concept of history undertaken by him and in the novel in question. In the end, we arrive at the consideration that Clarissa's cousin is inseparable from the virtuality of an "intellectual in continuous formation", since his uninterrupted attitude of analyzing the space that surrounds him, the people and the past, as well as his geographic displacements, constitute aesthetic acts through which he proposes to give continuity to his intellectual formation, in order to, through his art, employ visibility to facts and people neglected and neglectable by a current conformist historical vision.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectVeríssimo, Érico, 1905-1975pt_BR
dc.subjectPoint of Viewen
dc.subjectPonto de vistapt_BR
dc.subjectNarratoren
dc.subjectImplied authoren
dc.subjectNarrador na literaturapt_BR
dc.subjectAutor implicito na literatura (narrativa)pt_BR
dc.subjectHistoryen
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.titleDe gato do mato a combatente em terras estrangeiras : o ponto de vista sobre Vasco Bruno na obra de Erico Veríssimopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001136647pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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