Impacto de um objeto virtual de aprendizagem no conhecimento teórico a respeito de lesões ulceradas em boca
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Data
2019Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Objetos Virtuais de Aprendizagem (O OVAs) são recursos digitais construídos para apoiar a aprendizagem que incorporam tipicamente recursos multimídia. Poucos estudos foram realizados avaliando o papel d os OVAs no processo ensino aprendizagem na odontologia. O objetivo do presente estudo fo i desenvolver, aplicar e avaliar um OVA para o ensino de estomatologia, mais especificamente sobre o raciocínio diagnóstico e terapêutico de lesões ulceradas em boca. Desenvolveu se um objeto virtual abor ...
Objetos Virtuais de Aprendizagem (O OVAs) são recursos digitais construídos para apoiar a aprendizagem que incorporam tipicamente recursos multimídia. Poucos estudos foram realizados avaliando o papel d os OVAs no processo ensino aprendizagem na odontologia. O objetivo do presente estudo fo i desenvolver, aplicar e avaliar um OVA para o ensino de estomatologia, mais especificamente sobre o raciocínio diagnóstico e terapêutico de lesões ulceradas em boca. Desenvolveu se um objeto virtual abordando escore s, processo diagnóstico, classificação e manejo clínico cirúrgico das principais lesões ulceradas da boca, bem como discussão de casos clínicos com simulação virtual. O referido OVA foi construído e submetido à validação por especialistas em es tomatologia. A avaliação da aprendizagem foi realiza da por meio de um ensaio clínico controlado e randomizado. Participaram 58 estudantes sendo 23 estudantes do 4º semestre e 35 do 10º semestre da mesma faculdade. O s estudantes foram divididos em dois grupos : grupo aula expositiva n=29) e grupo OVA (n= Todos os estudantes responderam a um questionário pré teste. O grupo intervenção foi submetido a interação com o OVA, e o grupo controle assistiu uma aula teórica convencional de mesmo conteúdo. Imediatamente após as atividades, todos os estudantes respon deram ao questionário pós teste , e participaram de uma simulação de casos clínicos . O grupo OVA ainda respondeu um questionário de avaliação específic a de objetos virtuais. Foram realizadas análises descritivas tanto quantitativas (média e desvio pa drão) q uanto qualitativas (frequ ências e porcentagens). Os resultados mostraram que o OVA foi considerado adequando com média ponderada de validação pelos especialistas de 0,90 e pelos estudantes de 0,87. O uso do OVA foi recomentado por 100% dos especialistas e 86,6% dos estudantes . Quando comparado ao grupo controle o grupo OVA apresentou aumento significativo no número de acertos no pós teste (p <0,0 1 )). Concluímos que o OVA desenvolvido mostrou ser uma ferramenta útil para o ensino da estomatologia contribuindo significante na melhora do conhecimento de lesões ulceradas em boca ...
Abstract
Virtual Learning Object VLO) is digital resources designed and built to support learning that typically incorporate multimedia resources. Few studies have been conducted evaluating the role of VLO in the teaching learning process in dentistry. The objective of the present study was t o develop, apply and evaluate a VLO for the teaching of oral medic ine , specifically on the diagnostic and th erapeutic reasoning of oral ulcerative lesions. A virtual object was developed, approaching concepts, d ...
Virtual Learning Object VLO) is digital resources designed and built to support learning that typically incorporate multimedia resources. Few studies have been conducted evaluating the role of VLO in the teaching learning process in dentistry. The objective of the present study was t o develop, apply and evaluate a VLO for the teaching of oral medic ine , specifically on the diagnostic and th erapeutic reasoning of oral ulcerative lesions. A virtual object was developed, approaching concepts, diagnostic process, classification and clinical surgical management of the main ulcerative lesions of the mouth, as well as a virtual case simulation. The VLO was constructed and submitted to validation by specialists in oral medicine . The assessment of learning was performed through a randomized controlled trial. Fifty eight students participated, being 23 students from the 4th semester and 35 from the 10th semester of the same college. The students were divided into two groups: expository class group (n =29) and VLO group (n= 29). All students answered a pre test questionnaire. The intervention group was submitted to interaction with VLO , and the control group attended a conventional theoretical class with the same content. Immediately after the activities, all the students answered the post test questionnaire, and participated in a simulation of clinical cases. The V LO group also answered a questionnaire evaluating specific virtual objects. Descriptive analyzes were performed both quantitative (mean and standard deviation) and qualitative (frequencies and percentages). The results showed that VLO was considered adequa te with a weighted average of validation by the experts of 0.90 and by the students of 0.87. The use of VLO was recommended by 100% of the specialists and 86.6% of the students. When compared to the control group, the VLO group presented a significant incr ease in the number of correc t answers in the post test (p<0.01 ). We conclude that the VLO developed proved to be a useful tool for of oral medicine teaching activities leading to a significant improveme nt in the knowledge of oral ulcerative lesions ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Odontologia. Curso de Odontologia.
Coleções
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TCC Odontologia (962)
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