O uso do projeto terapêutico singular como ferramenta pedagógica
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Data
2019Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O curso de Odontologia da UFRGS visa fornecer aos seus estudantes uma formação ampla, generalista, humanística, crítica e reflexiva. Em função disto, o curso é composto por Estágios Curriculares Supervisionados (ECS) com 960 horas divididas entre atividades em unidades de saúde na rede de Atenção Primária, Centros de Especialidades Odontológicas, Pronto Atendimentos, hospitais, e na gestão pública em saúde na região metropolitana de Porto Alegre. Durante os ECS, o estudante desenvolve atividade ...
O curso de Odontologia da UFRGS visa fornecer aos seus estudantes uma formação ampla, generalista, humanística, crítica e reflexiva. Em função disto, o curso é composto por Estágios Curriculares Supervisionados (ECS) com 960 horas divididas entre atividades em unidades de saúde na rede de Atenção Primária, Centros de Especialidades Odontológicas, Pronto Atendimentos, hospitais, e na gestão pública em saúde na região metropolitana de Porto Alegre. Durante os ECS, o estudante desenvolve atividades em tutorias, visando a consolidação de conceitos trabalhados em encontros teóricos e estimulando a construção de processos de cuidado na clínica a partir das experiências cotidianas do estágio. Em encontros presenciais, os estudantes são orientados a desenvolver um Projeto Terapêutico Singular (PTS) a partir de casos clínicos de usuários vivenciados em um dos campos de estágio. O PTS é uma ferramenta de gestão para o cuidado que parte da construção de possibilidades para cada pessoa em suas situações singulares de saúde, discutindo com o usuário um itinerário terapêutico pela rede de atenção em saúde (RAS). O PTS busca construir com o paciente uma nova relação com sua vida e seu adoecimento, oportunizando espaços para que o paciente exerça sua autonomia. Este estudo analisou os PTS desenvolvidos pelos estudantes do ECS II, do curso de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, realizados em Centros de Especialidades Odontológicas, hospitais e em unidades de pronto atendimento entre os anos de 2015 e 2018. Os objetivos deste estudo foram: a) descrever e categorizar os PTS de acordo com a especialidade odontológica; b) identificar as potencialidades do PTS como ferramenta pedagógica para desenvolver habilidades e competências nos estudantes c) identificar fragilidades e desafios na construção dos PTS enquanto proposta de formação em serviço para ampliação da clínica. Como percurso metodológico de abordagem quantitativa e qualitativa, foram utilizados os documentos produzidos (os PTS) pelos estudantes no ECS II entre os anos de 2015 e 2018. Os documentos foram obtidos através dos arquivos virtuais do ECS acomodados na plataforma Moodle/UFRGS. Após a coleta dos dados foi realizada a análise textual do discurso. Durante este estudo foram analisados 135 PTS. Após a análise podemos perceber alguns pontos positivos que facilitaram o desenvolvimento do PTS como o cuidado centrado no paciente, a capacidade/sensibilidade de perceber outras necessidades dos pacientes e a busca por tratamentos alternativos conforme as limitações apresentadas pelo paciente. No entanto, também observamos pontos que dificultaram a elaboração dos PTS como a dificuldade de comunicação com a atenção básica, a falta de vínculo do paciente com a unidade básica de saúde, a falta de confiança dos pais nos profissionais de saúde, a falta de responsabilização dos profissionais pelo caso, o absenteísmo do paciente às consultas e os inúmeros encaminhamentos. A formação em odontologia ainda é bastante centrada na aplicação, domínio e uso das e uso das técnicas e um espaço de falas e escutas para que o paciente manifeste seu desejo e participe da construção do seu percurso terapêutico ainda encontra resistências. O PTS por ser algo novo no processo de formação pode inicialmente ser difícil de ser desenvolvido e por mais que os alunos busquem desenvolver um projeto centrado no paciente um modelo prescritivo ainda mostra-se muito forte. O projeto terapêutico singular mostra-se como uma importante ferramenta pedagógica a medida que estimula os estudantes a compreenderem o espaço do paciente, bem como, seus desejos e necessidades na construção do seu percurso terapêutico e os estudantes são desafiados a trazer o paciente para o centro do cuidado. Além disso,o PTS tem grande potencial em produzir olhares e abordagens multi e interprofissionais na interação e comunicação dos conteúdos na abordagem dos pacientes ...
Abstract
The UFRGS Dentistry course aims to provide its students with a broad, generalist, humanistic, critical and reflective education. As a result, the course is composed by 960 hours Supervised Curricular Traineeship (SCT), divided into activities and places such as: Primary Care Network, Specialized Dental Care Centers (SDCC), Emergency Care Units, Hospitals, and public health management in the metropolitan region of Porto Alegre. During the SCT, the student develops activities in tutoring, aiming ...
The UFRGS Dentistry course aims to provide its students with a broad, generalist, humanistic, critical and reflective education. As a result, the course is composed by 960 hours Supervised Curricular Traineeship (SCT), divided into activities and places such as: Primary Care Network, Specialized Dental Care Centers (SDCC), Emergency Care Units, Hospitals, and public health management in the metropolitan region of Porto Alegre. During the SCT, the student develops activities in tutoring, aiming at the consolidation of concepts worked in theoretical meetings and stimulating the construction of care processes in the clinic from the daily experiences of the internship. In face-to-face meetings, students are oriented to develop a Singular Therapeutic Project (PTS) based on clinical cases of users, experienced in one of the internship fields. The PTS is a care management tool that starts from the construction of possibilities for each person, considering their unique health situations and discussing with the user a therapeutic itinerary by the Health Care Network (HCN) of the Unified Health System in Brazil. The PTS seeks to build with the patient a new relationship with his life and his illness, providing opportunities for the patient to exercise his autonomy. This study analyzed the PTS developed by ECS II students, from the Federal University of Rio Grande do Sul, performed in Specialized Dental Care Centers, Hospitals and Emergency care units between 2015 and 2018. The goals of this study were: a) describe and categorize the PTS according to the dental specialty; b) identify the potential of PTS as a pedagogical tool to develop students' skills and competences; c) identify weaknesses and challenges in the construction of PTS as a proposal for in-service training to expand the clinic. As methodological approach of quantitative and qualitative approach were used the documents produced (the PTS) by students in ECS II between 2015 and 2018. The documents were obtained through the SCI virtual files stored on the Moodle / UFRGS platform. After data collection, was performed a discursive textual analysis. During this study 135 PTS were analyzed. After the analysis it was possible to perceive some positive points that facilitated the development of PTS such as patient-centered care, the ability / sensitivity to notice new patient's needs and the search for alternative treatments according to the limitations presented by the patient. However, there were also points that hindered the elaboration of the PTS, such as the difficulty of communication with the primary care service, the lack of ties between the patient and the basic health unit, the parents' lack of trust in health professionals, lack of accountability of professionals for the case, the patient's absenteeism from consultations and numerous referrals. Dentistry training is still largely centered on the application, mastery and use of and use of techniques and a space for speaking and listening, where patients can express their wishes and participate in the construction of their therapeutic path, still meets resistance. Because it is something new to the training process, STP may initially be difficult to develop and, however much students may try to develop a patient-centered project, the prescriptive model is still very strong. The Singular Therapeutic Project is an important pedagogical tool, as it encourages students to understand the patient's space, as well as their desires and needs in the construction of their therapeutic path. In addition, students are challenged to bring the patient to the center of care, and the STP proposal requires greater contact with multiprofessional / interprofessional teams that the student has little contact during their training. In addition, STP has great potential for producing multi and interprofessional approaches in the interaction and communication of content in patient approach. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Odontologia. Curso de Odontologia.
Coleções
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TCC Odontologia (961)
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