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dc.contributor.authorJusto, Dagoberto Adriano Rizzotto
dc.date.accessioned2022-05-13T11:04:17Z
dc.date.available2022-05-13T11:04:17Z
dc.date.issued2016-07-01
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/238652
dc.description.abstractNesse recurso educacional estão contidos 11 vídeos sobre Cálculo numérico, sobre sistemas de numeração e métodos para resolução de equações de uma variável. O objetivo é apresentar o conteúdo inicial de uma disciplina de Cálculo numérico utilizando o software Scilab. Inicialmente são apresentados sistemas de numeração binário e decimal, seguidos pela representação de números inteiros e em ponto flutuante nos computadores. Depois são apresentados os tipos de erros e suas consequências ao utilizar aproximações. Por fim, são apresentados os métodos da bissecção, ponto fixo e método de Newton para encontrar raízes de equações de uma variável. O tempo total dos vídeos é de aproximadamente 118 minutos, apesar do conteúdo cobrir parcialmente o conteúdo de 24 horas (4 semanas) de uma disciplina de Cálculo numérico. VÍDEO 1.1 REPRESENTAÇÃO DE NÚMEROS: Neste vídeo apresentamos o sistema de numeração decimal e definimos um sistema de numeração posicional. Apresentamos exemplos com o sistema decimal, sistema binário, sistema quaternário e o sistema hexadecimal, fazendo a mudança da base apresentada para base 10. VÍDEO 1.2 CONVERSÃO DE BASE DECIMAL: Neste vídeo apresentamos um exemplo de como transformar um número em base decimal para a base binária. Depois seguimos com um exemplo de como transformar um número para base hexadecimal. VÍDEO 1.3 NÚMEROS INTEIROS: Apresentamos como representar números inteiros no computador. Apresentamos a representação de números positivos, números com sinal e representação em complemento de dois. Nos exemplos são mostrados o maior e menor inteiro representado naquela notação. VÍDEO 1.4 PONTO FLUTUANTE: Apresentamos a representação em ponto flutuante. Iniciamos com a normalização de números, seguindo com o sistema de ponto flutuante seguindo o padrão IEEE754. É apresentado com um exemplo a mantissa e o expoente, dando especial atenção para a representação com expoente deslocado (utilizando o BIAS). São definidos a precisão, o epsilon de máquina e um exemplo do maior e menor número representado. VÍDEO 2.1 TIPOS DE ERROS: Apresentamos os diferentes tipos de erros, como o erro relativo e o erro absoluto. Também definimos o erro de truncamento e o erro de arredondamento. É definido o DIGSE, o número de dígitos significativos corretos e são apresentados vários exemplos. VÍDEO 2.2 ARREDONDAMENTO: É relembrada a definição do epsilon de máquina e calculado através do programa Scilab. São apresentados dois arredondamentos: arredondamento por corte e por proximidade. São feitos exemplos de arredondamento com o Scilab. VÍDEO 2.3 CANCELAMENTO CATASTRÓFICO: São apresentados os erros cometidos nas operações elementares: adição, subtração, multiplicação e divisão. O cancelamento catastrófico é definido. Exemplos são feitos através do software Scilab. VÍDEO 3.1 NÚMERO DE CONDICIONAMENTO: O número de condicionamento de um problema é definido. Também é mostrada a relação entre o erro na entrada e na saída de um problema. São mostrados exemplos numéricos através do software Scilab. VÍDEO 3.2 MÉTODO DA BISSECÇÃO: O método da bisseção é apresentado para estimar as raízes de uma função. São mostrados exemplos através de gráficos no Scilab e a criação de um pequeno código para obtenção da raiz de uma função. VÍDEO 4.1 MÉTODO DO PONTO FIXO: A iteração de ponto fixo é apresentada através de um exemplo no Scilab. Depois disso o método do ponto fixo é apresentado, dois exemplos são realizados e a condição para convergência é apresentada no final. VÍDEO 4.2 MÉTODO DE NEWTON: O método de Newton é apresentado através de sua construção geométrica. Depois disso são apresentados um código em Scilab e um exemplo numérico da solução. São apresentados a solução do problema através da utilização de códigos e gráficos.pt
dc.format.mimetypevideo/mp4
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Access (by-nc-sa)pt_BR
dc.subjectSistema bináriopt_BR
dc.subjectSistema decimalpt_BR
dc.subjectSistema hexadecimalpt_BR
dc.subjectMudança de basept_BR
dc.subjectBase bináriapt_BR
dc.subjectRepresentação de inteirospt_BR
dc.subjectInteiros positivospt_BR
dc.subjectInteiros com sinalpt_BR
dc.subjectComplemento de doispt_BR
dc.subjectIEEE754pt_BR
dc.subjectPonto flutuantept_BR
dc.subjectPrecisãopt_BR
dc.subjectEpsilon de máquinapt_BR
dc.subjectErro relativopt_BR
dc.subjectErro absolutopt_BR
dc.subjectErro de truncamentopt_BR
dc.subjectErro de arredondamentopt_BR
dc.subjectDIGSEpt_BR
dc.subjectDígitos significativospt_BR
dc.subjectArredondamento por cortept_BR
dc.subjectArredondamento por proximidadept_BR
dc.subjectErros nas operações elementarespt_BR
dc.subjectCancelamento catastróficopt_BR
dc.subjectNúmero de condicionamentopt_BR
dc.subjectMétodo da bisseçãopt_BR
dc.subjectRaízes de uma funçãopt_BR
dc.subjectScilabpt_BR
dc.subjectMétodo de ponto fixopt_BR
dc.subjectMétodo de Newtonpt_BR
dc.subjectArredondamentopt_BR
dc.subjectEngenhariapt_BR
dc.titleCálculo numérico: primeira partept_BR
dc.title.alternative1.1 Representação de númerospt
dc.title.alternative1.2 Conversão de base decimalpt
dc.title.alternative1.3 Números inteirospt
dc.title.alternative1.4 Ponto Flutuantept
dc.title.alternative2.1 Tipos de Errospt
dc.title.alternative2.2 Arredondamentopt
dc.title.alternative2.3 Cancelamento catastróficopt
dc.title.alternative3.1 Número de condicionamentopt
dc.title.alternative3.2 Método da bissecçãopt
dc.title.alternative4.1 Método do ponto fixopt
dc.title.alternative4.2 Método de Newtonpt
dc.typeRecurso educacionalpt_BR
dc.subject.cnpqCiências exatas e da terrapt_BR
dc.format.duration04:11; 04:13; 06:05; 17:22; 09:54; 11:25; 09:20; 12:36; 17:20; 11:21; 11:31pt_BR
dc.audience.educationLevelEducação Superior - Graduaçãopt_BR
dc.audience.educationLevelEducação Superior - Pós-Graduaçãopt_BR
dc.description.installationRemarksVídeo: Não é possível instalar um arquivo de vídeo. Apenas transfira-o para seu computador e abra como um arquivo comum. Arquivos de vídeo não podem ser editados, mas podem ser visualizados em players como o VLC Media Player (que é gratuito), o Windows Media Player ou o QuickTime. Os formatos mais comuns de vídeo serão executados normalmente por estes players (avi, mpeg e mp4). PDF: Estes arquivos não podem ser editados, pois é um formato fechado. Este formato permite que sejam feitas edições — como marcação de texto e comentários, além de preenchimento de formulários — caso o autor permita. Este arquivo pode ser visualizado em leitores de PDF como o Adobe Acrobat Reader ou em navegadores da web.pt_BR
dc.description.learningTypeVídeopt_BR
dc.description.usageEstes vídeos podem ser utilizados como recurso adicional a uma disciplina de Cálculo numérico a nível de Graduação ou Pós-Graduação. O conteúdo dos vídeos é tópico das disciplinas MAT01169 Cálculo numérico e MAT01032 Cálculo numérico A utilizado nos cursos de Engenharia, Física, Matemática, Estatística, Computação (dentre outros) da UFRGS. O software utilizado para programação nos vídeos é o Scilab, porém poderia ser utilizado também o Octave/Matlab sem grandes alterações.pt_BR
dc.description.version1. ed.pt_BR
dc.type.interactivityLevelMédiopt_BR


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