A pedagogia libertadora como superação da pedagogia colonial-missionária na Guiné-Bissau
Visualizar/abrir
Data
2019Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho discute a educação libertadora na Guiné-Bissau, segundo as perspectivas de Amílcar Cabral e Paulo Freire, na relação com a pedagogia colonialmissionária praticada pelo colonialismo na África, considerando as características da dominação portuguesa na Guiné-Bissau, durante o período colonial. A reflexão se sustenta em um estudo de caráter exploratório apoiado em pesquisa bibliográfica. Com base na revisão de dados históricos da educação na África, em geral, e na Guiné-Bissau, em pa ...
Este trabalho discute a educação libertadora na Guiné-Bissau, segundo as perspectivas de Amílcar Cabral e Paulo Freire, na relação com a pedagogia colonialmissionária praticada pelo colonialismo na África, considerando as características da dominação portuguesa na Guiné-Bissau, durante o período colonial. A reflexão se sustenta em um estudo de caráter exploratório apoiado em pesquisa bibliográfica. Com base na revisão de dados históricos da educação na África, em geral, e na Guiné-Bissau, em particular, considera-se importante resgatar elementos da “educação militante” praticada nas “zonas libertadas”, no período de luta pela emancipação nacional para contribuir com práticas pedagógicas que busquem a superação da herança colonial ainda presente no atual modelo educacional guineense. ...
Abstract
The objective of this paper is to discuss liberating education in Guinea-Bissau, according to the perspectives of Amílcar Cabral and Paulo Freire, in relation to the colonial-missionary pedagogy practiced by European colonialism in Africa, considering the characteristics of Portuguese domination in Guinea-Bissau during the colonial period. The reflection is based on an exploratory study supported by bibliographic research. Based on the review of historical data on education in Africa, in genera ...
The objective of this paper is to discuss liberating education in Guinea-Bissau, according to the perspectives of Amílcar Cabral and Paulo Freire, in relation to the colonial-missionary pedagogy practiced by European colonialism in Africa, considering the characteristics of Portuguese domination in Guinea-Bissau during the colonial period. The reflection is based on an exploratory study supported by bibliographic research. Based on the review of historical data on education in Africa, in general, and in Guinea-Bissau, in particular, it is considered important to rescue elements of "militant education" practiced in the "liberated zones" in the period of the struggle for national emancipation to contribute with pedagogical practices that seek to overcome the colonial heritage still present in the current Guinean educational model. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Ciências Sociais: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Ciências Sociais (768)
Este item está licenciado na Creative Commons License
