Infantilização no processo escolar e efeitos sociais : um ensaio crítico sobre práticas pedagógicas
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Data
2017Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Outro título
Infantilização no processo escolar
Assunto
Resumo
Através de uma abordagem ensaísta, propomos pensar a infantilização na educação escolar, observando práticas pedagógicas que colaboram para a criação ou manutenção de condutas entremeadas nos relacionamentos sociais que se mostram conflituosos ou incompatíveis com a responsabilização da fase adulta. O ensaio apresenta reflexões acerca da escolarização no Brasil, mais especificamente, sobre os métodos de avaliação de desempenho, analisando os possíveis efeitos no modo como o aluno percebe a si d ...
Através de uma abordagem ensaísta, propomos pensar a infantilização na educação escolar, observando práticas pedagógicas que colaboram para a criação ou manutenção de condutas entremeadas nos relacionamentos sociais que se mostram conflituosos ou incompatíveis com a responsabilização da fase adulta. O ensaio apresenta reflexões acerca da escolarização no Brasil, mais especificamente, sobre os métodos de avaliação de desempenho, analisando os possíveis efeitos no modo como o aluno percebe a si diante do exame e como isso se reflete na constituição de sujeito. Esta discussão gira em torno de estudos teóricos e toma como parâmetro o inspirador modelo da “Escola da Ponte”, o qual centra toda a aprendizagem na relação entre pessoas, partindo da realidade local, da realidade das pessoas, de suas condições, desejos e necessidades, sempre com vistas à autonomia dos estudantes. ...
Abstract
Through an essay approach, we propose to think of infantilization in school education, observing pedagogical practices that collaborate in the creation or maintenance of behaviors interspersed in social relationships that are conflicting or incompatible with the accountability of adulthood. The essay takes reflections on schooling in Brazil, more specifically on performance evaluation methods, analyzing the possible effects on how the student perceives himself on the test and how this is reflec ...
Through an essay approach, we propose to think of infantilization in school education, observing pedagogical practices that collaborate in the creation or maintenance of behaviors interspersed in social relationships that are conflicting or incompatible with the accountability of adulthood. The essay takes reflections on schooling in Brazil, more specifically on performance evaluation methods, analyzing the possible effects on how the student perceives himself on the test and how this is reflected in the constitution of the subject. This discussion revolves around theoretical studies and takes as parameter the inspiring model of the "Escola da Ponte", which focuses all learning on the relationship between people, starting from the local reality, the reality of people, their conditions, wants and needs, always with a view to the autonomy of the students. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Psicologia: Licenciatura.
Coleções
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TCC Psicologia (447)
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