A influência familiar e o envolvimento de jovens no esporte : um olhar pedagógico
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Data
2021Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente estudo tem como objetivo analisar a influência familiar no envolvimento de jovens no esporte de acordo com fatores de motivação e satisfação. A importância desta pesquisa está em preencher a atual lacuna presente em estudos na modalidade basquetebol considerando o papel da família como influenciadora no envolvimento de jovens nesta modalidade. Nota-se grande carência de informações para dar subsídios a professores e técnicos para que eles possam criar estratégias cientes da importânc ...
O presente estudo tem como objetivo analisar a influência familiar no envolvimento de jovens no esporte de acordo com fatores de motivação e satisfação. A importância desta pesquisa está em preencher a atual lacuna presente em estudos na modalidade basquetebol considerando o papel da família como influenciadora no envolvimento de jovens nesta modalidade. Nota-se grande carência de informações para dar subsídios a professores e técnicos para que eles possam criar estratégias cientes da importância do papel familiar direta ou indiretamente na prática esportiva. Utilizou-se como instrumento dois questionários: Questionário sobre fontes de satisfação no esporte – Sources of Enjoyment in Youth Sport Questionnaire [SEYSQ] - e o Questionário de Motivação para o Trabalho – Work and Family Orientation Questionnaire [WOFO] e duas versões adaptadas para os responsáveis dos mesmos questionários. A amostra foi composta por 42 sujeitos (entre 12 e 19 anos) e seu respectivo responsável. Todos os sujeitos são atletas de basquetebol de um Clube Formativo da cidade de Porto Alegre – RS. Foi realizada a análise dos cálculos de estatística descritiva (média e desvio padrão). Para verificar a normalidade foi utilizado o teste de Kolmogorov-Smirnov. Dada a não-normalidade, utilizou-se o coeficiente de Spearman para verificar se houve correlação entre as respostas dos atletas e responsáveis. Como resultado, observaram-se correlações baixas e não significativas, exceto para Afiliação de Pares (grupo até 14 anos) e Maestria (grupo 15 anos ou mais) com correlações significativas, demonstrando diferenças nas respostas para motivação e satisfação dos atletas e seus respectivos responsáveis. ...
Abstract
The purpose of this study is to analyze the influence of teens’ families on their involvement in sports according to motivation and satisfaction aspects. The importance of this research is to fill up the gap on basketball studies considering the role of family members on teens’ interest in playing this sport. There is a lack of information to support teachers and coaches on their strategies taking into account the teens’ families direct or indirect effect on them practicing sports. Two question ...
The purpose of this study is to analyze the influence of teens’ families on their involvement in sports according to motivation and satisfaction aspects. The importance of this research is to fill up the gap on basketball studies considering the role of family members on teens’ interest in playing this sport. There is a lack of information to support teachers and coaches on their strategies taking into account the teens’ families direct or indirect effect on them practicing sports. Two questionnaires were used to evaluate this study: Sources of Enjoyment in Youth Sport Questionnaire [SEYSQ] and Work and Family Orientation Questionnaire [WOFO] along with two modified versions of these questionnaires specifically for the guardians. The sample considered 42 subjects (between 12 and 19 years old) and their respective guardians. All the subjects are basketball players at a club in the city of Porto Alegre – RS. Descriptive statistical calculations (mean and standard deviation) were analyzed in this research. Kolmogorov-Smirnov’s test was used to verify the normality. In the case of non-normality, Pearson’s coefficient was used to check any correlations between the answers given by the athletes and the guardians. As a result, low and non-significant correlations were found in this study, except for Peer Affiliation (group up to 14 years old) and Mastery (15 years old or more) with significant correlations, showing differences in the responses between the athletes and their respective guardians. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Coleções
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TCC Educação Física (1266)
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