Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGonçalves, Flávio Robertopt_BR
dc.contributor.authorTamboreno, Bruno Macielpt_BR
dc.date.accessioned2022-05-05T04:45:58Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/238286pt_BR
dc.description.abstractIntitulada O desenho a partir do olhar oblíquo sobre a cidade, esta pesquisa em poéticas visuais está ancorada na minha prática artística relacionada ao desenho. Fundado na minha relação visual com o espaço da cidade, meu processo criativo desenvolve-se a partir da vista da janela do meu atelier no sexto andar de um prédio localizado na região central de Porto Alegre/ RS. O olhar oblíquo é o conceito operatório com o qual busco aproximações entre a superfície do desenho e a superfície da cidade, esta percebida como um geoglifo urbano. A fotografia so ma-se a meu olhar como uma ferramenta essencial para estender minha visão sobre este cenário urbano e para formar um arquivo de imagens deste microcosmos da cidade observado ao longo dos anos. Entendo aqui que este olhar que eleva-se e inclina-se em direção à superfície da terra é um olhar cultural, o qual foi sendo construído de acordo com o desenvolvimento do pensa mento humano e dos diferentes campos do conhecimento e da técnica. Absorvido também pelo campo artístico, este olhar de cima para baixo colaborou para as transformações do campo da arte no período moderno. Da mesma forma, este ponto de vista influenciou a espacialidade dos meus desenhos e as estratégias adotadas para a construção das minhas imagens. Como conse quência, a ideia de fragmentação e procedimentos como a montagem e a colagem são adotados em minha poética. Assim, proponho que através do acúmulo de imagens, de matéria e de apa gamentos, transpareçam as qualidades do desenho como expressão autônoma.pt_BR
dc.description.abstractIntitulée Dessin à partir d’une vue oblique de la ville, cette recherche en poétique vi suelle est ancrée dans ma pratique artistique liée au dessin. Basé sur ma relation visuelle avec l’espace de la ville, mon processus créatif est basé sur la vue depuis la fenêtre de mon studio au sixième étage d’un immeuble situé dans la région centrale de Porto Alegre/RS. Le regard oblique est le concept opératoire avec lequel je cherche des approximations entre la surface du dessin et la surface de la ville, qui est perçue comme un géoglyphe urbain. La photographie s’ajoute à ma vision comme un outil essentiel pour étendre ma vision de ce cadre urbain et pour former une archive d’images de ce microcosme de la ville observé au fil des ans. Je comprends ici que ce regard qui s’élève et se penche vers la surface de la terre est un regard culturel, qui s’est construit en fonction de l’évolution de la pensée humaine et des différents domaines du savoir et de la technique. Également absorbé par le champ artistique, ce regard de haut en bas a contribué aux transformations du champ de l’art à l’époque moderne. De même, il a influencé la spatialité de mes dessins et les stratégies adoptées pour la construction de mes images. En conséquence, l’idée de fragmentation et de procédures telles que le montage et le collage sont adoptées dans ma poétique. Je propose donc qu’à travers l’accumulation d’images, de matière et d’effacements, transparaissent les qualités du dessin comme expression autonome.fr
dc.description.abstractEntitled Drawing from an oblique view of the city, this research in visual poetics is anchored in my artistic practice related to drawing. Based on my visual relationship with the city space, my creative process develops from the view from the window of my studio on the sixth floor of a building located in the central region of Porto Alegre/Brazil. The oblique look is the operational concept with which I seek approximations between the surface of the drawing and the surface of the city, the latter perceived as an urban geoglyph. Photography adds to my gaze as an essential tool to extend my view of this urban setting and to form an image archive of this microcosm of the city observed over the years. I understand here that this gaze that rises and bends towards the surface of the earth is a cultural gaze, which has been constructed according to the development of human thought and the different fields of knowledge and technique. Also absorbed by the artistic field, this top-down view contributed to the transformations of the field of art in the modern period. Likewise, this point of view influenced the spatiality of my drawings and the strategies adopted for the construction of my images. As a consequence, the idea of fragmentation and procedures such as montage and collage are adopted in my poetics. Thus, I propose that through the accumulation of images, matter and erasures, the qualities of drawing as an autonomous expression can be seen.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesenhopt_BR
dc.subjectDessinfr
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectVue obliquefr
dc.subjectProcesso artísticopt_BR
dc.subjectPhotographiefr
dc.subjectArte contemporâneapt_BR
dc.subjectFragmentfr
dc.subjectPoéticas visuaispt_BR
dc.subjectDrawingen
dc.subjectOblique viewen
dc.subjectPhotographyen
dc.subjectFragmenten
dc.titleO desenho a partir do olhar oblíquo sobre a cidadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001140716pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples