Dito, não dito e maldito : redesenhar imagens feministas a partir de vestígios
dc.contributor.advisor | Salvatori, Maristela | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Alice Porto dos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-05-05T04:44:34Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/238253 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo aborda uma série de proposições artísticas que visam articular símbolos e documentos presentes na linguagem das manifestações feministas na contemporaneidade, através de apropriações e deslocamentos de documentos e símbolos relativos a reivindicações políticas do movimento de resistência das mulheres, das ruas ao ciberativismo feminista, assim como seus atravessamentos e aproximações com a história da arte e cultura popular brasileira, a fim de refletir, expandir e reinventar alguns aspectos da comunicação contemporânea nos espaços públicos, desde a rua até as redes sociais, e sobre os efeitos das novas tecnologias nas trocas e afetividades. Os desdobramentos aqui se dão através da produção de fotografias, desenhos, gravuras, livros de artista, vídeos e performances sonoras que acontecem num espaço de sobreposição entre o ativismo feminista e as artes visuais. Interessam, sobretudo, as brechas e ambiguidades que se originam da diversidade de possibilidades de leitura destes símbolos, a intersecção entre tempos, linguagens, abordagens e territórios, assim como as disputas pelo seu significado e a complexidade que emerge de um movimento vivo, diverso e múltiplo. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study addresses a series of artistic propositions that aim to articulate symbols and documents found in the language of feminist manifestations in contemporary times, through the appropriation and displacement of documents and symbols related to political claims of the women's resistance movement, from the streets to the feminist cyberactivism, as well as its crossings and approximations with the history of art and Brazilian popular culture, in order to reflect, expand and reinvent some aspects of contemporary communication in public spaces, from the street to the social networks, and on the effects of new technologies in exchanges and affectivities. The developments here take place through the production of photographs, drawings, prints, artist books, videos and sound performances that take place in an overlapping space between feminist activism and the visual arts. Of interest here are, above all, the gaps and ambiguities that arise from the diversity of possibilities for reading these symbols, the intersection between times, languages, approaches and territories, as well as the disputes over their meaning and the complexity that emerges from a living, diverse and multiple movement. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Feminist art | en |
dc.subject | Arte feminista | pt_BR |
dc.subject | Social networks | en |
dc.subject | Redes sociais | pt_BR |
dc.subject | Apropriação (Arte) | pt_BR |
dc.subject | Appropriation | en |
dc.subject | Desenho | pt_BR |
dc.subject | Drawing | en |
dc.subject | Sarcasm | en |
dc.title | Dito, não dito e maldito : redesenhar imagens feministas a partir de vestígios | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001140678 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2021 | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
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