Práticas de reciclagem como metodologia para o ensino e aprendizagem de Ciências
Visualizar/abrir
Data
2022Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
A aprendizagem dos alunos é a principal preocupação nas bases de ensino, contudo não existe uma única forma ou método de ensinar . Por ser interativa a proposta metodológica desse projeto , o referencial teórico adotado está baseado na teoria histórico - cultural de Vygotsky . O projeto : Práticas de Reciclagem como Metodologia para o e nsino e Aprendizagem de Ciências , tem como objetivo desenvolver a aprendizagem dos alunos, através de uma metodologia que envolve atividades práticas de conteú ...
A aprendizagem dos alunos é a principal preocupação nas bases de ensino, contudo não existe uma única forma ou método de ensinar . Por ser interativa a proposta metodológica desse projeto , o referencial teórico adotado está baseado na teoria histórico - cultural de Vygotsky . O projeto : Práticas de Reciclagem como Metodologia para o e nsino e Aprendizagem de Ciências , tem como objetivo desenvolver a aprendizagem dos alunos, através de uma metodologia que envolve atividades práticas de conteúdos verticais , com interações sociais, evidenciando o estudo sobre a conscientização do problema do descarte dos resíduos. A hipótese desse trabalho afirma que um método inovador pode potencializar o ensino de ciências nas bases escolares . A composição do projeto foi dividida em três propostas de atividades: a primeira através da construção de caixas recicladoras, confeccionadas apartir de bandejas de papelão , onde os alunos em grupo interagiram socialmente para a construção. A segunda ativida de foi a fabricação de papel reciclável a partir do reaproveitamento de outros papéis inutilizados . Nessa etapa os alunos testaram suas habilidades motoras e principalmente o trabalho em equipe com muita paciência. A terceira atividade planejada consistia na “caminhada do bem” . A proposta era realizar observações e ações para a coleta de dados em relação a conscientização do descarte de resíduos pela comunidade próxima a escola. Essa atividade não aconteceu por conta de priorizar os cuidados da saúde dos a lunos devido à pandemia de Covid - 19 . Essas três atividades práticas puderam desenvolver a capacidade motora, como a cognitiva e a tomada de decisão frente ao problema estabelecido. Observamos na primeira fase da aula experimental, que a s participaç ões e interações dos estudantes , promove ram uma ótima aprendizagem , pois os alunos conseguiram aprender melhor o conteúdo de acordo com as notas da avaliação realizada . Na segunda fase os alunos já estavam empolgados para ir ao laboratório para realizar o processo de fabricação do papel reciclável. Também conseguiram trabalhar em grupo onde cada integrante obteve seu próprio espaço de participação. Os a lunos, demonstra ram claramente a disponibilidade de se permitirem a aprender novos conhecimentos , a partir de trabalho colaborativo. Os resultados nas avaliações e execução da prática experimental foram exemplares. O sentimento , das pessoas que vivenciaram o proj eto fo ram de dúvida s , uma vez que não sabiam se realmente iria dar certo ou não , a aula . Esse projeto trás um método eficaz para o aprendizado, uma vez que os resultados d emonstrados provam ser promissores quanto a motivação dos dicentes . A interação entre professor e alunos, em relação a atividades práticas, são prazerosas, intuitivas, colaborativas e dinâmicas que proporcionam maior concentração , acompanhado claramente de resultados satisfatórios quanto a aprendizagem ...
Abstract
Student learning is the main concern in the teaching bases, however there is no single way or method of teaching. As the methodological proposal in this project is interactive, the theoretical framework adopted is based on Vygotsky's cultural - historical theory. The project: Recycling Practices as a Methodology for Teaching and Learnin g Science, aims to develop student learning, through a methodology that involves practical activities of vertical content, with social interactions, highlightin ...
Student learning is the main concern in the teaching bases, however there is no single way or method of teaching. As the methodological proposal in this project is interactive, the theoretical framework adopted is based on Vygotsky's cultural - historical theory. The project: Recycling Practices as a Methodology for Teaching and Learnin g Science, aims to develop student learning, through a methodology that involves practical activities of vertical content, with social interactions, highlighting the study on the awareness of the problem of waste disposal. The hypothesis of this work state s that an innovative method can enhance the teaching of science in school bases. The composition of the project was divided into three proposals for activities: the first through the construction of recycling boxes, made from cardboard trays, where student s in groups interacted socially for the construction. The second activity was the manufacture of recyclable paper from the reuse of other unused papers. At this stage the students tested their motor skills and especially teamwork with a lot of patience. Th e third planned activity consisted of the “walk for good”. The proposal was to carry out observations and actions for the collection of data in relation to the awareness of waste disposal by the community close to the school. This activity did not happen b ecause of prioritizing student health care due to the Covid pandemic. These three practical activities were able to develop motor skills, such as cognitive and decision making in face of the established problem. We observed in the first phase of the experi mental class, that the participation and interactions of the students, promoted a great learning, as the students were able to better learn the content according to the grades of the evaluation carried out. In the second phase, the students were already ex cited to go to the laboratory to carry out the recyclable paper manufacturing process. They were also able to work in a group where each member got their own space for participation. The students clearly demonstrated their willingness to allow themselves t o learn new knowledge through collaborative work. The results in the evaluations and execution of the experimental practice were exemplary. The feeling of the people who experienced the project was one of doubts since they did not know if the class would r eally work or not. This project brings an effective method for learning since the results shown prove to be promising in terms of student motivation. The interaction between teacher and students, in relation to practical activities, is pleasant, intuitive, collaborative and dynamic that provide greater concentration, clearly accompanied by satisfactory results in terms of learning. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Geociências. Curso de Ciências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental: Licenciatura.
Coleções
Este item está licenciado na Creative Commons License