Reprodução das angiospermas : o ensino de botânica na escola inclusiva
Visualizar/abrir
Data
2019Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo a avaliação do uso de um modelo 3D de uma flor, no ensino das etapas e conceitos da reprodução das angiospermas, visando uma educação inclusiva. A execução da pesquisa foi em uma Escola Estadual que apresenta atendimento educacional especializado em Sala de Recursos Pedagógicos. Para isso, foi organizada uma sequência didática sobre a reprodução das angiospermas seguindo um planejamento de ensino inclusivo com uso de modelo 3D. O modelo 3D foi explorado por todo ...
Esta pesquisa teve como objetivo a avaliação do uso de um modelo 3D de uma flor, no ensino das etapas e conceitos da reprodução das angiospermas, visando uma educação inclusiva. A execução da pesquisa foi em uma Escola Estadual que apresenta atendimento educacional especializado em Sala de Recursos Pedagógicos. Para isso, foi organizada uma sequência didática sobre a reprodução das angiospermas seguindo um planejamento de ensino inclusivo com uso de modelo 3D. O modelo 3D foi explorado por todos os alunos de forma a promover a integração das funções tátil-cinestésica-auditiva. O levantamento de dados foi feito a partir de questionário, de registros fotográficos e do diário de bordo da pesquisadora executora. ...
Abstract
The aim of this work was to evaluate the use of a flower 3D model in the teaching of stages and concepts of angiosperm reproduction, focusing on the inclusive education. The research was carried out at a public high school that provides specialized educational services in a Pedagogical Resource Room. For this, a reproduction of angiosperms didactic sequence was organized based on an inclusive teaching planning using the 3D model. The 3D model was explored by all students in order to promote the ...
The aim of this work was to evaluate the use of a flower 3D model in the teaching of stages and concepts of angiosperm reproduction, focusing on the inclusive education. The research was carried out at a public high school that provides specialized educational services in a Pedagogical Resource Room. For this, a reproduction of angiosperms didactic sequence was organized based on an inclusive teaching planning using the 3D model. The 3D model was explored by all students in order to promote the integration of the tactile-kinesthetic-auditory functions. Data were collected by questionnaire, photographic records and the logbook of the executing researcher. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Ciências Biológicas (1421)
Este item está licenciado na Creative Commons License
