Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMarques Filho, Cesar Vieirapt_BR
dc.contributor.authorDias, Matheus Bombach Maringolipt_BR
dc.contributor.authorGalatti, Larissapt_BR
dc.contributor.authorScaglia, Alcides Josépt_BR
dc.contributor.authorVoser, Rogerio da Cunhapt_BR
dc.contributor.authorMontagner, Paulo Césarpt_BR
dc.date.accessioned2022-04-30T04:54:04Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn0103-1716pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/238119pt_BR
dc.description.abstractEste estudo buscou identificar a presença dos três referenciais do ensino esportivo da Pedagogia do Esporte nas disciplinas de futsal de cursos de Educação Física, discutindo possíveis direcionamentos na formação de professores e treinadores da modalidade. Consideramos apenas cursos presenciais, de universidades públicas, ativos no segundo semestre de 2019. Por meio de uma análise documental, investigamos ementas, programas e objetivos das disciplinas. Ao realizar uma Análise Temática sobre os 110 documentos encontrados, percebemos que estes priorizam os conteúdos voltados ao Referencial Técnico-tático e que existe grande defasagem em relação ao Referencial Socioeducativo. Assim, uma vez evidenciado o desequilíbrio exposto nesta pesquisa, estes resultados podem contribuir em revisões de ementas e currículos, na expectativa de que a importância atribuída aos conteúdos técnico-táticos nas disciplinas de futsal seja estendida aos elementos históricos, culturais, educativos e sociais.pt_BR
dc.description.abstractThe study aims to identify the presence of the three references of sports learning from Sport Pedagogy in Futsal subjects from Physical Education Degree, discussing possible directions on the development of professors and coaches of this sport. We only considered the presential courses, of public universities, active on the second semester of 2019. Through a documental analysis, we searched syllabus, curriculums, and discipline goals. Performing a Thematic Analysis about the all 110 files founded, we realized that they prioritize the technical-tactical elements and present a huge gap in relation of socio-educational reference. Thus, once the unbalance exposed in this research is evidenced, the results can contribute to syllabus and curriculum revisions, in the expectation that the importance attributed to the technical-tactical elements will be extended to historical, culture, educational and socials elements.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Ciência e Movimento. Distrito Federal, Universidade Católica de Brasília/Universidade Federal de Mato Grosso do Sul , 2018. Vol. 29, no.3 (2021), p. 1-21.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFutsalen
dc.subjectFutsalpt_BR
dc.subjectSport Pedagogyen
dc.subjectPedagogia do esportept_BR
dc.subjectPhysical Educationen
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.titleAs disciplinas de futsal nos cursos de educação física: um olhar a partir dos referenciais da pedagogia do esportept_BR
dc.title.alternativeFutsal subjects in physical education degree: a view from the sport pedagogy referencesen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001139021pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples