Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPacheco, Ariane Corrêapt_BR
dc.contributor.authorSilveira, Raquel dapt_BR
dc.contributor.authorStigger, Marco Paulopt_BR
dc.date.accessioned2022-04-30T04:52:44Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn0103-4111pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/238092pt_BR
dc.description.abstractA etnografia, ao ser apropriada por pesquisadores/as da Educação Física, apresenta-se como um potente caminho para a produção de conhecimento e insere-se em uma agenda de discussão sobre modos e possibilidades com que pode ser realizada. O objetivo desse estudo foi refletir sobre nossas experiências em realizar etnografias, em especial sobre as mudanças nesse fazer a partir da aproximação com os Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia. Considerando quatro pesquisas etnográficas, cujos objetos estavam ligados ao esporte praticado por mulheres (voleibol e futsal), ao talento esportivo e à ciência da Educação Física, apresentamos um relato que evidencia o que se ‘ganhou’ (ou ‘perdeu’) quando modificamos as formas de olhar, ouvir, fazer, escrever e analisar nas pesquisas etnográficas.pt_BR
dc.description.abstractWhen ethnography is appropriated by Physical Education researchers, it is a powerful path for knowledge production and an integral part of an agenda of discussion about the ways and possibilities for achieving it. This study reflects about our experiences in conducting ethnographies, especially on the changes it underwent through its approximation to Social Studies of Science and Technology. Considering four ethnographic research studies whose objects were related to sports practiced by women (volleyball and futsal), sports talent, and the science of Physical Education, we present an account of what was ‘gained’ – or ‘lost’ – when we changed the ways of looking, listening, doing, writing and analyzing in ethnographic research.en
dc.description.abstractLa etnografía, al ser apropiada por investigadores/as de la Educación Física, se presenta como un potente camino para la producción de conocimiento y se ubica en una agenda de discusión sobre modos y posibilidades con que puede ser realizada. El objetivo de este estudio fue reflexionar acerca de nuestras experiencias en realizar etnografías, en especial sobre los cambios en ese hacer desde la aproximación con los Estudios Sociales de la Ciencia y la Tecnología. Considerando cuatro investigaciones etnográficas, dónde los objetos de estudio estaban ligados al deporte practicado por mujeres (voleibol y futsal), al talento deportivo y a la ciencia de la Educación Física, presentamos un relato que evidencia lo que se ‘ha ganado’ (o que se 'ha perdido') cuando cambiamos las formas de mirar, oír, hacer, escribir y analizar en las investigaciones etnográficas.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofMotrivivência. Florianópolis. Vol. 32, n.61 (jan. mar. 2020), p. 01-15pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectSporten
dc.subjectPhysical educationen
dc.subjectEtnografiapt_BR
dc.subjectEthnographyen
dc.subjectEsportespt_BR
dc.subjectScienceen
dc.subjectCienciaes
dc.subjectEtnografíaes
dc.subjectEducación físicaes
dc.subjectDeportees
dc.titleEtnografias: notas sobre percursos teóricos-metodológicos de produção de conhecimento na Educação Físicapt_BR
dc.title.alternativeEtnographies: notes on theoretical-methodological pathways of knowledge production in Physical Educationen
dc.title.alternativeEtnografías: notas sobre caminos teóricos y metodológicos de producción de conocimiento en la Educación Físicaes
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001138286pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples