Mostrar registro simples

dc.contributor.authorLudovico, Francieli Motterpt_BR
dc.contributor.authorMachado, Aline Dubalpt_BR
dc.contributor.authorNunes, Mariana Backespt_BR
dc.contributor.authorWeiand, Augustopt_BR
dc.contributor.authorSouza, Manuela da Silva Alencar dept_BR
dc.contributor.authorBarcellos, Patrícia da Silva Campelo Costapt_BR
dc.date.accessioned2022-04-29T04:42:27Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn1984-2880pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/238053pt_BR
dc.description.abstractDiante da pandemia da COVID-19, muitos professores tiveram que enfrentar a abrupta mudança do ensino presencial para o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Logo, utilizaram as Tecnologias de Comunicação Digital (TCD) para mediar os processos de ensino e aprendizagem. Agora, a necessidade de formação para compreender a potencialidade da TCD ficou ainda mais evidente e, mesmo com o retorno das aulas presenciais ou com o ensino híbrido, o ERE pode influenciar para que os professores continuem usando esses recursos e busquem formações para isso. Com base nessa realidade, mediados pelas TCD, foi realizada a construção colaborativa de um workshop on-line para a formação de professores da Educação Básica com o objetivo oferecer momentos que permitam a reflexão sobre uso de ferramentas digitais associado à Teoria Sociocultural (TS). Assim, foi analisado como a interação e a colaboração estavam implicadas no planejamento de tal oficina. Para isso, amparado nos princípios da TS e na técnica eduScrum, este trabalho descreve o planejamento e a construção colaborativa entre os pesquisadores de um workshop on-line voltado à formação de professores.pt_BR
dc.description.abstractGiven the COVID-19 pandemic, many teachers had to face the abrupt change from face-to-face education to Emergency Remote Teaching (ERT). Therefore, they used Digital Communication Technologies (DCT) to mediate the teaching and learning processes. Now, the need for training to understand the DCT potential has become even more evident and even with the return of in-person classes or with the hybrid teaching, the ERT can influence teachers to continue using these resources and seek training for this. Based on this reality, mediated by DCT, the collaborative construction of an online workshop for the training of Basic Education teachers was carried out with the aim of offering moments that allow reflection on the use of digital tools associated with Sociocultural Theory (ST). Thus, it was analyzed how interaction and collaboration were involved in the planning of such a workshop. For this, supported by the principles of ST and the eduScrum technique, this paper describes the collaborative planning and construction between researchers of an online workshop aimed at training teachers.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCompetência : revista da educação superior do Senac-RS. Porto Alegre, RS. Vol. 14, n. 2 (dez. 2021), [6] p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectInformática na educaçãopt_BR
dc.titleConstrução colaborativa de um workshop on-line para formação de professores à luz da Teoria Socioculturalpt_BR
dc.title.alternativeCollaborative construction of an online workshop for teacher education in the light of Sociocultural Theory en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001139388pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples