Construção colaborativa de um workshop on-line para formação de professores à luz da Teoria Sociocultural
dc.contributor.author | Ludovico, Francieli Motter | pt_BR |
dc.contributor.author | Machado, Aline Dubal | pt_BR |
dc.contributor.author | Nunes, Mariana Backes | pt_BR |
dc.contributor.author | Weiand, Augusto | pt_BR |
dc.contributor.author | Souza, Manuela da Silva Alencar de | pt_BR |
dc.contributor.author | Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-04-29T04:42:27Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1984-2880 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/238053 | pt_BR |
dc.description.abstract | Diante da pandemia da COVID-19, muitos professores tiveram que enfrentar a abrupta mudança do ensino presencial para o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Logo, utilizaram as Tecnologias de Comunicação Digital (TCD) para mediar os processos de ensino e aprendizagem. Agora, a necessidade de formação para compreender a potencialidade da TCD ficou ainda mais evidente e, mesmo com o retorno das aulas presenciais ou com o ensino híbrido, o ERE pode influenciar para que os professores continuem usando esses recursos e busquem formações para isso. Com base nessa realidade, mediados pelas TCD, foi realizada a construção colaborativa de um workshop on-line para a formação de professores da Educação Básica com o objetivo oferecer momentos que permitam a reflexão sobre uso de ferramentas digitais associado à Teoria Sociocultural (TS). Assim, foi analisado como a interação e a colaboração estavam implicadas no planejamento de tal oficina. Para isso, amparado nos princípios da TS e na técnica eduScrum, este trabalho descreve o planejamento e a construção colaborativa entre os pesquisadores de um workshop on-line voltado à formação de professores. | pt_BR |
dc.description.abstract | Given the COVID-19 pandemic, many teachers had to face the abrupt change from face-to-face education to Emergency Remote Teaching (ERT). Therefore, they used Digital Communication Technologies (DCT) to mediate the teaching and learning processes. Now, the need for training to understand the DCT potential has become even more evident and even with the return of in-person classes or with the hybrid teaching, the ERT can influence teachers to continue using these resources and seek training for this. Based on this reality, mediated by DCT, the collaborative construction of an online workshop for the training of Basic Education teachers was carried out with the aim of offering moments that allow reflection on the use of digital tools associated with Sociocultural Theory (ST). Thus, it was analyzed how interaction and collaboration were involved in the planning of such a workshop. For this, supported by the principles of ST and the eduScrum technique, this paper describes the collaborative planning and construction between researchers of an online workshop aimed at training teachers. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Competência : revista da educação superior do Senac-RS. Porto Alegre, RS. Vol. 14, n. 2 (dez. 2021), [6] p. | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) | pt_BR |
dc.subject | Informática na educação | pt_BR |
dc.title | Construção colaborativa de um workshop on-line para formação de professores à luz da Teoria Sociocultural | pt_BR |
dc.title.alternative | Collaborative construction of an online workshop for teacher education in the light of Sociocultural Theory | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001139388 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40281)Linguística, Letras e Artes (2737)