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dc.contributor.authorKalil, Fernanda Rubbopt_BR
dc.contributor.authorWelp, Anamaria Kurtz de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2022-04-29T04:41:25Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn1808-656Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/237967pt_BR
dc.description.abstractEste artigo descreve uma unidade didática (UD) de inglês como língua adicional para jovens de classe baixa e média-baixa, moradores de uma comunidade em situação de vulnerabilidade, localizada em Porto Alegre. A UD é um recorte de um projeto de dissertação cujo objetivo é desenvolver um curso voltado para as necessidades e os interesses dos membros da comunidade. A proposta é baseada em estudos sobre aprendizagem colaborativa, educação popular, variação linguística, gêneros do discurso e aprendizagem baseada em tarefas. O objetivo principal é reconhecer as variações possíveis entre falantes da mesma língua, já que se considera fundamental no ensino de línguas a abordagem sobre as diversas manifestações do idioma que diferem do padrão, assim como a compreensão dos aspectos culturais envolvidos nos fenômenos linguísticos. Considerando a realidade dos alunos, propõe-se a discussão sobre as variações na língua inglesa partindo-se do mesmo fenômeno na língua portuguesa.pt_BR
dc.description.abstractThis article presents a proposal for a didactic unit designed for young mi-d-lower class and lower-class adults, who live in a vulnerable community located in Porto Alegre. The didactic unit is part of a dissertation project, that aims at developing a course ad-dressed to the needs and interests of the community members. The propo-sal is framed on studies about colla-borative learning, popular education, language variation, discourse genres, and task-based learning. The main objective of the proposal is to recog-nize the possible different variations among speakers of the same langua-ge. In language teaching, it is con-sidered fundamental to raise aware-ness about language manifestations that are different from the standard, as well as to understand the cultural aspects involving linguistic phenome-na. Grounded on the students’ reali-ties, the discussion on the variations in the English language is proposed starting from the same phenomenon in the Portuguese language.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofDesenredo : revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo. Passo Fundo, RS. Vol. 16, n. 3 (set./dez. 2020), p. 511-524pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAprendizadopt_BR
dc.subjectCollaborative learningen
dc.subjectEnglish languageen
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectPopular educationen
dc.subjectPorto Alegre (RS) : Aspectos sociaispt_BR
dc.titleWorld Englishes : uma unidade didática desenvolvida para jovens em situação de vulnerabilidadept_BR
dc.title.alternativeWorld Englishes : a didactic unit designed for young adults from a vulnerable communityen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001139749pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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