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World Englishes : uma unidade didática desenvolvida para jovens em situação de vulnerabilidade
dc.contributor.author | Kalil, Fernanda Rubbo | pt_BR |
dc.contributor.author | Welp, Anamaria Kurtz de Souza | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-04-29T04:41:25Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1808-656X | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/237967 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo descreve uma unidade didática (UD) de inglês como língua adicional para jovens de classe baixa e média-baixa, moradores de uma comunidade em situação de vulnerabilidade, localizada em Porto Alegre. A UD é um recorte de um projeto de dissertação cujo objetivo é desenvolver um curso voltado para as necessidades e os interesses dos membros da comunidade. A proposta é baseada em estudos sobre aprendizagem colaborativa, educação popular, variação linguística, gêneros do discurso e aprendizagem baseada em tarefas. O objetivo principal é reconhecer as variações possíveis entre falantes da mesma língua, já que se considera fundamental no ensino de línguas a abordagem sobre as diversas manifestações do idioma que diferem do padrão, assim como a compreensão dos aspectos culturais envolvidos nos fenômenos linguísticos. Considerando a realidade dos alunos, propõe-se a discussão sobre as variações na língua inglesa partindo-se do mesmo fenômeno na língua portuguesa. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article presents a proposal for a didactic unit designed for young mi-d-lower class and lower-class adults, who live in a vulnerable community located in Porto Alegre. The didactic unit is part of a dissertation project, that aims at developing a course ad-dressed to the needs and interests of the community members. The propo-sal is framed on studies about colla-borative learning, popular education, language variation, discourse genres, and task-based learning. The main objective of the proposal is to recog-nize the possible different variations among speakers of the same langua-ge. In language teaching, it is con-sidered fundamental to raise aware-ness about language manifestations that are different from the standard, as well as to understand the cultural aspects involving linguistic phenome-na. Grounded on the students’ reali-ties, the discussion on the variations in the English language is proposed starting from the same phenomenon in the Portuguese language. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Desenredo : revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo. Passo Fundo, RS. Vol. 16, n. 3 (set./dez. 2020), p. 511-524 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Aprendizado | pt_BR |
dc.subject | Collaborative learning | en |
dc.subject | English language | en |
dc.subject | Língua inglesa | pt_BR |
dc.subject | Educação popular | pt_BR |
dc.subject | Popular education | en |
dc.subject | Porto Alegre (RS) : Aspectos sociais | pt_BR |
dc.title | World Englishes : uma unidade didática desenvolvida para jovens em situação de vulnerabilidade | pt_BR |
dc.title.alternative | World Englishes : a didactic unit designed for young adults from a vulnerable community | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001139749 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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