Perfil e hábitos do consumidor de produtos subótimos com aparência fora do padrão estético em Porto Alegre
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Data
2021Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Ao passo que os dados mundiais sobre consumo e desperdício de alimentos são progressivamente preocupantes, as discussões sobre questões ambientais se tornam mais presentes na sociedade. Consequentemente, ganha destaque a pauta dos alimentos subótimos, aqueles que apresentam uma aparência que não corresponde com o padrão pré-estabelecido na sociedade e, por esse motivo, são descartados por varejos e consumidores. Tendo em vista o crescimento do movimento do Consumo Consciente, entende-se que o c ...
Ao passo que os dados mundiais sobre consumo e desperdício de alimentos são progressivamente preocupantes, as discussões sobre questões ambientais se tornam mais presentes na sociedade. Consequentemente, ganha destaque a pauta dos alimentos subótimos, aqueles que apresentam uma aparência que não corresponde com o padrão pré-estabelecido na sociedade e, por esse motivo, são descartados por varejos e consumidores. Tendo em vista o crescimento do movimento do Consumo Consciente, entende-se que o consumidor passa a ser parte fundamental do processo de combate ao desperdício desses alimentos. Portanto, o presente trabalho buscou identificar o perfil do consumidor que consome ou já consumiu alimentos subótimos de aparência fora do padrão estético, na cidade de Porto Alegre e Região Metropolitana. Para atingir tal objetivo, foi conduzida uma pesquisa quantitativa que alcançou 141 respostas válidas. Dentre os principais resultados, concluiu-se que o perfil socioeconômico desse público é majoritariamente representado pelo sexo feminino e, em sua maioria, jovens entre 18 e 34 anos, divididos entre os que estão cursando ou já finalizaram a graduação e os que possuem a pós-graduação, com renda própria entre R$1.000 e R$4.000. A partir das análises de comportamentos e hábitos desses consumidores, foi possível observar que ainda há bastante receio quanto a aparência do produto e que a intenção de compra dos alimentos subótimos é baixa em comparação aos alimentos com aparência perfeita. Não obstante, foi observado que este mesmo público se mostrou adepto às ideais sustentáveis nos seus hábitos de consumo e, caso haja mais divulgação de conhecimento e informações sobre o tema, vislumbra-se um potencial de aumento do total de consumidores de alimentos feios na cidade. ...
Abstract
The data on food consumption and waste in the world are increasingly alarming and discussions about environmental issues are more present in society. Thus, this is how the topic of suboptimal foods emerged, which have an appearance that does not correspond to the standard pre-established in society, and for this reason are discarded by retailers and consumers everyday. Considering the growth of the Conscious Consumption movement, it is understood that the consumer becomes a fundamental part in ...
The data on food consumption and waste in the world are increasingly alarming and discussions about environmental issues are more present in society. Thus, this is how the topic of suboptimal foods emerged, which have an appearance that does not correspond to the standard pre-established in society, and for this reason are discarded by retailers and consumers everyday. Considering the growth of the Conscious Consumption movement, it is understood that the consumer becomes a fundamental part in the process of combating the waste of these foods. Therefore, this study sought to identify the profile of the consumer who consumes or has already consumed suboptimal foods with appearance outside the aesthetic standard, in the city of Porto Alegre and its metropolitan region. To achieve this goal, a quantitative research was conducted, which reached 141 valid answers. Among the main results, it was concluded that the socioeconomic profile of this public is mostly represented by women, mostly young people between 18 and 34 years old, divided between those who are undergraduate and those who have a postgraduate degree, with their own income between R$1,000 and R$4,000. From the analysis of behaviors and habits, it was possible to observe that there is still a lot of fear about the appearance of the product and that the intention to buy these suboptimal foods is low compared to foods with perfect appearance. However, it was concluded that most of them are people who have shown to be in favor of sustainable ideals in their consumption habits and, therefore, there is a potential of increasing the total number of ugly food consumers in the city, if there is more dissemination of knowledge and information on the subject. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Coleções
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TCC Administração (3140)
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