Um estudo sobre comportamento de jovens em relação ao poupar ou não seu dinheiro
Visualizar/abrir
Data
2021Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente estudo busca conhecer e analisar o comportamento dos jovens acerca de poupar ou não poupar dinheiro e as dimensões psicossociais envolvidas nessa tomada de decisão com base nos estudos sobre finanças comportamentais e psicologia econômica e com o auxílio de estudos sobre socialização econômica. Para tanto foi feita uma pesquisa qualitativa onde foram realizadas entrevistas com jovens entre 18 e 40 anos para conhecer um pouco da sua infância, seus aprendizados, suas simbologias atribu ...
O presente estudo busca conhecer e analisar o comportamento dos jovens acerca de poupar ou não poupar dinheiro e as dimensões psicossociais envolvidas nessa tomada de decisão com base nos estudos sobre finanças comportamentais e psicologia econômica e com o auxílio de estudos sobre socialização econômica. Para tanto foi feita uma pesquisa qualitativa onde foram realizadas entrevistas com jovens entre 18 e 40 anos para conhecer um pouco da sua infância, seus aprendizados, suas simbologias atribuídas ao dinheiro e suas percepções sobre ele com auxílio de um roteiro semiestruturado e posteriormente as entrevistas foram analisadas com base na análise de conteúdo. Através das entrevistas foi possível identificar alguns sentidos atribuídos ao dinheiro e vários aspectos e nuances envolvidos na percepção sobre guardar ou não guardar dinheiro e as possíveis consequências dessas decisões. ...
Abstract
This study seeks to understand and analyze the behavior of young people about saving or not saving money and the psychosocial dimensions involved in this decision-making based on studies on behavioral finance and economic psychology and with the help of studies on economic socialization. For that, qualitative research was carried out where interviews were carried out with young people between 18 and 40 years old to know a little about their childhood, their learning, their symbologies attribute ...
This study seeks to understand and analyze the behavior of young people about saving or not saving money and the psychosocial dimensions involved in this decision-making based on studies on behavioral finance and economic psychology and with the help of studies on economic socialization. For that, qualitative research was carried out where interviews were carried out with young people between 18 and 40 years old to know a little about their childhood, their learning, their symbologies attributed to money and their perceptions about it with the help of a semi-structured script analyzed based on content analysis. Through the interviews, it was possible to identify some meanings attributed to money and several aspects and nuances involved in the perception of saving or not saving money and the possible consequences of these decisions. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Coleções
-
TCC Administração (3123)
Este item está licenciado na Creative Commons License