Percepção das práticas de educação ambiental promovidas pelo Parque Estadual de Itapeva pelos alunos de escolas públicas no município de Torres, RS.
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Data
2019Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Como parte das estratégias de proteção de Unidades de Conservação (UC) é fundamental a difusão de uma cultura conservacionista entre a população, principalmente das comunidades do entorno. Através de práticas de Educação Ambiental (EA) busca-se trazer à população conhecimentos sobre biodiversidade e a importância tanto da área protegida quanto do afastamento físico dela com a comunidade, procurando contribuir para a transformação de práticas no sentido da conservação de ecossistemas. Por meio d ...
Como parte das estratégias de proteção de Unidades de Conservação (UC) é fundamental a difusão de uma cultura conservacionista entre a população, principalmente das comunidades do entorno. Através de práticas de Educação Ambiental (EA) busca-se trazer à população conhecimentos sobre biodiversidade e a importância tanto da área protegida quanto do afastamento físico dela com a comunidade, procurando contribuir para a transformação de práticas no sentido da conservação de ecossistemas. Por meio da pesquisa voltada à percepção ambiental é possível identificar como se constrói essa relação. O Parque Estadual de Itapeva, uma UC de proteção integral, é um dos últimos remanescentes do gradiente de ecossistemas do Litoral Norte do RS. Abriga espécies endêmicas da região, sendo que algumas encontram-se ameaçadas de extinção. Contam com uma agenda constante de atividade de EA, principalmente nas escolas do município de Torres. Com o contexto político de desvalorização do meio ambiente por meio de tentativas de redução e até mesmo de extinção de áreas protegidas, se torna interessante investigar as relações que as comunidades do entorno de UCs possuem com as mesmas. O objetivo deste trabalho é analisar as contribuições das ações de Educação Ambiental promovidas pelo Parque Estadual de Itapeva, para a sensibilização, o conhecimento e a proteção da biodiversidade, buscando vestígios das práticas através da análise de respostas obtidas em questionários entregues aos participantes da pesquisa. No total, foram respondidos 136 questionários por estudantes de dez turmas do 5º até o 8º ano do Ensino Fundamental público de Torres. Nas respostas é possível perceber contribuições das ações de EA promovidas pelo Parque Estadual de Itapeva, principalmente em relação ao reconhecimento da fauna endêmica e ameaçada da região, como o sapinho-de-barriga-vermelha, Melanophryniscus dorsalis e a lagartixa-das-dunas, Liolaemus occipitalis. Com alguns ajustes, essa ferramenta tem o potencial de expansão para diferentes UCs como um acompanhamento de atividades de EA. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Coleções
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TCC Ciências Biológicas (1353)
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