Percepções, vivências e desafios de mulheres no mercado financeiro
Visualizar/abrir
Data
2021Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente estudo tem como objetivo, analisar as trajetórias profissionais das mulheres da área comercial de alta renda das instituições do mercado financeiro. Sabe-se que, embora as mulheres tenham conseguido ocupar mais espaço dentro do ambiente organizacional nas últimas décadas, o mercado financeiro ainda tem uma alta predominância masculina no quadro de colaboradores, portanto, faz-se necessário explorar o ponto de vista feminino sobre o ambiente e o trabalho, a fim de contribuir com o mov ...
O presente estudo tem como objetivo, analisar as trajetórias profissionais das mulheres da área comercial de alta renda das instituições do mercado financeiro. Sabe-se que, embora as mulheres tenham conseguido ocupar mais espaço dentro do ambiente organizacional nas últimas décadas, o mercado financeiro ainda tem uma alta predominância masculina no quadro de colaboradores, portanto, faz-se necessário explorar o ponto de vista feminino sobre o ambiente e o trabalho, a fim de contribuir com o movimento de igualdade de gênero no setor. Trata-se de um estudo de caráter exploratório e qualitativo, pautado em nove entrevistas com mulheres que atuam ou já atuaram nesse nicho. Através das entrevistas utilizando o método de análise de conteúdo, foi possível destacar quatro principais categorias para responder às questões propostas: (1) O Ambiente do Mercado Financeiro do Ponto de Vista Feminino; (2) O Machismo: O Reconhecido e o Sutil; (3) Criando a Casca Grossa e (4) O Papel das Empresas e das Mulheres na Inclusão. O público feminino que trabalha no mercado financeiro de alta renda tem alguns traços pessoais característicos, pois adotam, por vezes, uma postura masculinizada para se ambientar, perdendo assim, seu jeito genuíno de ser. Além de compartilharem histórias bastante semelhantes a respeito das dificuldades enfrentadas ao longo das trajetórias profissionais, compartilham da opinião de que as empresas e mulheres têm papel fundamental nessa luta. Buscou-se, com esta pesquisa, ampliar os estudos referentes à presença da mulher no mercado de trabalho, principalmente, em ambientes culturalmente masculinos, pretendendo-se compreender as concepções femininas e opiniões acerca dos papéis dos grupos envolvidos para fomentar o movimento de conquista de espaço feminino no mercado financeiro. ...
Abstract
This study aims to analyze the professional trajectories of women in the high-income commercial area of financial market institutions. Although women have managed to occupy more space within the organizational environment in recent decades, the financial market still has a high male predominance in the workforce. Therefore, it is necessary to explore the female point of view on the environment and work in order to contribute to the gender equality movement in the sector. This is an exploratory ...
This study aims to analyze the professional trajectories of women in the high-income commercial area of financial market institutions. Although women have managed to occupy more space within the organizational environment in recent decades, the financial market still has a high male predominance in the workforce. Therefore, it is necessary to explore the female point of view on the environment and work in order to contribute to the gender equality movement in the sector. This is an exploratory and qualitative study, based on nine interviews with women, who work or have already worked in this niche. Through the interview, using the content analysis method, it was possible to highlight four main categories to answer the proposed questions: (1) The Financial Market Environment from the Female Point of View; (2) Sexism: The Recognized and the Subtle; (3) Creating the “Shield” and (4) The Role of Companies and Women in Inclusion. The female that works in the high-income financial market has a very characteristic personality, needing sometimes to adopt a masculine posture in order to fit in, thus losing their genuine way of being. In addition to sharing very similar stories about the difficulties faced throughout their professional trajectories, they share the opinion that companies and women have a fundamental role in this struggle. Through this research, we sought to expand the studies regarding the presence of women in the labor market, mainly in culturally male environments, intending to understand the female conceptions and opinions about the roles of the groups involved to foster the conquest of the female space movement in the financial market. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Coleções
-
TCC Administração (3140)
Este item está licenciado na Creative Commons License