As motivações para se tornar um empreendedor de impacto social : percepções para um Brasil pós-covid
Visualizar/abrir
Data
2021Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Os negócios de impacto social vêm ganhando força ao longo dos anos. Muitos empreendedores tradicionais estão alterando seu modo de ver o mundo e vêm voltando-se para uma realidade de maior cumplicidade com o planeta e com as outras pessoas. A pandemia do Covid-19 trouxe um aumento significativo nas desigualdades do mundo. Vários negócios sofreram impactos negativos por conta da crise sanitária. Famílias ficaram sem renda e sem casa. A economia foi extremamente impactada e as consequências demor ...
Os negócios de impacto social vêm ganhando força ao longo dos anos. Muitos empreendedores tradicionais estão alterando seu modo de ver o mundo e vêm voltando-se para uma realidade de maior cumplicidade com o planeta e com as outras pessoas. A pandemia do Covid-19 trouxe um aumento significativo nas desigualdades do mundo. Vários negócios sofreram impactos negativos por conta da crise sanitária. Famílias ficaram sem renda e sem casa. A economia foi extremamente impactada e as consequências demorarão um bom tempo para serem atenuadas. Neste contexto, o presente trabalho visa analisar, frente ao dilema do combate à desigualdade, o porquê e como os empreendedores que atuam em negócios de impacto social são levados a empreender nesse tipo de negócio e quais suas percepções perante o futuro dos negócios de impacto, levando em consideração os efeitos da pandemia na sociedade brasileira. Para tanto, foram realizadas entrevistas em profundidade com empreendedores de impacto. Conclui-se que as principais motivações dos pesquisados para atuar no ramo são a vontade de mudar o mundo e a vontade de retornar de alguma forma para a sociedade o que já conquistaram. Referente ao uso de indicadores para avaliar se a atuação dos negócios de impacto social auxilia na redução da desigualdade no Brasil, fica claro que esse é um aspecto ainda há ser muito trabalhado pelos empreendedores. Por fim, as percepções futuras para um mundo pós Covid foram bastante otimistas, quando se pensa em negócios de impacto social. Provavelmente, negócios que surgem para reduzir as desigualdades existentes terão bastante espaço de crescimento. Considera-se que há um espaço considerável para desenvolvimento teóricoconceituais e de pesquisa de campo sobre as formas de medir o impacto dos negócios sociais. ...
Abstract
Social impact businesses have been on the rise over the last years. Many traditional entrepreneurs have been changing their view of the world and looking at a reality that is more committed to people and the planet. The Covid-19 pandemic has brought a significant increase in inequalities in the world. Many businesses have suffered negative impacts due to the sanitary crisis. Families lost their incomes and homes. The economy was affected and it will take a long time for it to recover from the c ...
Social impact businesses have been on the rise over the last years. Many traditional entrepreneurs have been changing their view of the world and looking at a reality that is more committed to people and the planet. The Covid-19 pandemic has brought a significant increase in inequalities in the world. Many businesses have suffered negative impacts due to the sanitary crisis. Families lost their incomes and homes. The economy was affected and it will take a long time for it to recover from the consequences. Within this context this study aims at analyzing, in the face of fighting inequalities, why and how entrepreneurs who operate in social impact businesses are willing to invest in this type of business and how they see the future of impact businesses, taking into consideration the effects of the pandemic on the Brazilian society. It was concluded that the respondents’ main motivations to invest in this area are their willingness to change the world and somehow return to the society what they have achieved. As for the use of indicators to evaluate whether the operation of social impact businesses helps to reduce inequality in Brazil, it is clear that this is an aspect still to be worked on by entrepreneurs. Finally, future perceptions for a post-Covid world are quite optimistic regarding social impact businesses. Businesses opened to reduce inequalities may have good opportunities to expand. It is considered that there is considerable room for theoretical conceptual developments and field research on ways to measure the impact of social businesses. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Coleções
-
TCC Administração (3140)
Este item está licenciado na Creative Commons License