Projetos políticos pedagógicos e a perspectiva da educação ambiental : uma revisão sistemática
dc.contributor.advisor | Rosa, Kátia Kellem da | pt_BR |
dc.contributor.author | Rosa, Amanda Oxley da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-04-25T17:47:44Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/237756 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho caracteriza - se como uma revisão sistemática que tem como objetivo identificar e analisar a produção de trabalhos científicos que estudaram a temática: PPP e Educação Ambiental no Ensino Fundamental e Básico . Investigou - se quais aspectos foram abordados sobre o tema em periódicos de revistas nacionais e trabalhos acadêmicos em duas bases de pesquisa online , publicados no período entre os anos 2008 e 2021. Para busca dos artigos foram acessados dois bancos de dados, Portal LUME UFR GS e Google Acadêmico. Após a leitura dos títulos e resumos e aplicação dos critérios de inclusão e exclusão foram considerad a s relevantes 28 publicações, sendo apenas 16 destas publicações em periódicos nacionais. Os resultados da pesquisa foram descritos de acordo com as características das publicações, contendo: autor, ano, revista ou tipo de publicação e modalidade de ensino a que se refere. Ao analisar o objetivo e os principais resultados , foi possível constatar uma baixa produção de artigos que abordaram a temática em questão. O panorama geral dos objetivos e resultados das publicações refletem algumas questões em comum como : a reformulação dos projetos políticos pedagógicos, ausência da temática ambiental nos PPPs , interdicisplinaridade e transversal idade da Educação Ambiental , o papel do professor, participação da comunidade escolar e Educação Ambiental crítica transformadora. As inf As informações encontradas são importantes para uma discussão sobre a atuação e formação do docente do componente curricular Ciências da Natureza . A análise das palavras - chave e dos resumos possibilitou a elaboração de uma nuvem de palavras e evidenciou que o conceito de sustentabilidade aparece como uma dimensão da Educação Ambiental, e que a discussão dentro das pesquisas está relacionada a sua existência dentro dos PPPs e sua importância teórica e prática para as comunidades escolares. A palavra p rofessor está diretamente relacionada com os te r mos formação continuada e formação docente, e apontam dentro das pesquisas a importância destas, para mudança de ações teóricas e práticas dos professores dentro da sala de aula . | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.title | Projetos políticos pedagógicos e a perspectiva da educação ambiental : uma revisão sistemática | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001139048 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Geociências | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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