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dc.contributor.advisorRosa, Kátia Kellem dapt_BR
dc.contributor.authorRosa, Amanda Oxley dapt_BR
dc.date.accessioned2022-04-25T17:47:44Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/237756pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho caracteriza - se como uma revisão sistemática que tem como objetivo identificar e analisar a produção de trabalhos científicos que estudaram a temática: PPP e Educação Ambiental no Ensino Fundamental e Básico . Investigou - se quais aspectos foram abordados sobre o tema em periódicos de revistas nacionais e trabalhos acadêmicos em duas bases de pesquisa online , publicados no período entre os anos 2008 e 2021. Para busca dos artigos foram acessados dois bancos de dados, Portal LUME UFR GS e Google Acadêmico. Após a leitura dos títulos e resumos e aplicação dos critérios de inclusão e exclusão foram considerad a s relevantes 28 publicações, sendo apenas 16 destas publicações em periódicos nacionais. Os resultados da pesquisa foram descritos de acordo com as características das publicações, contendo: autor, ano, revista ou tipo de publicação e modalidade de ensino a que se refere. Ao analisar o objetivo e os principais resultados , foi possível constatar uma baixa produção de artigos que abordaram a temática em questão. O panorama geral dos objetivos e resultados das publicações refletem algumas questões em comum como : a reformulação dos projetos políticos pedagógicos, ausência da temática ambiental nos PPPs , interdicisplinaridade e transversal idade da Educação Ambiental , o papel do professor, participação da comunidade escolar e Educação Ambiental crítica transformadora. As inf As informações encontradas são importantes para uma discussão sobre a atuação e formação do docente do componente curricular Ciências da Natureza . A análise das palavras - chave e dos resumos possibilitou a elaboração de uma nuvem de palavras e evidenciou que o conceito de sustentabilidade aparece como uma dimensão da Educação Ambiental, e que a discussão dentro das pesquisas está relacionada a sua existência dentro dos PPPs e sua importância teórica e prática para as comunidades escolares. A palavra p rofessor está diretamente relacionada com os te r mos formação continuada e formação docente, e apontam dentro das pesquisas a importância destas, para mudança de ações teóricas e práticas dos professores dentro da sala de aula .pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.titleProjetos políticos pedagógicos e a perspectiva da educação ambiental : uma revisão sistemáticapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001139048pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationCiências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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