A Lua é Flicts? o ensino investigativo de óptica através da obra de Ziraldo
Visualizar/abrir
Data
2022Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho apresenta a proposta de uma sequência didática (SD) sobre Óptica utilizando a obra “Flicts”, do escritor brasileiro Ziraldo Alves Pinto, como ferramenta didática para abordar a interação das cores com o olho humano. Através do Ensino por Investigação, mesclam-se os princípios ópticos da luz com fragmentos do livro infantil “Flicts” a fim de auxiliar a compreensão dos conceitos físicos por trás da mudança de cores da Lua pelos discentes do 9º ano do Ensino Fundamental. A SD apresen ...
Este trabalho apresenta a proposta de uma sequência didática (SD) sobre Óptica utilizando a obra “Flicts”, do escritor brasileiro Ziraldo Alves Pinto, como ferramenta didática para abordar a interação das cores com o olho humano. Através do Ensino por Investigação, mesclam-se os princípios ópticos da luz com fragmentos do livro infantil “Flicts” a fim de auxiliar a compreensão dos conceitos físicos por trás da mudança de cores da Lua pelos discentes do 9º ano do Ensino Fundamental. A SD apresentada é estruturada em duas etapas, sendo a primeira etapa, denominada de “Introdução dos Conceitos”, formada por cinco partes onde estão descritos os conhecimentos teóricos necessários para a compreensão do estudo de Óptica, a formação dos grupos de discentes e a introdução de trechos de “Flicts” para se iniciar a discussão dos grupos sobre as cores da Lua e o formato de pesquisa científica que deverá ser feita. Na segunda etapa, denominada de “Apresentação das Pesquisas”, é formada por três partes abrangendo revisão do conteúdo anterior através de material audiovisual e a apresentação das pesquisas sobre as cores da Lua feitas pelos grupos com o propósito de tornar os discentes detentores do conhecimento científico e responsáveis pela transmissão desse conhecimento a toda turma, características observadas através da Teoria da Transposição Didática de Chevallard. Ao final da segunda etapa, há um questionário para ser aplicado aos discentes sobre as suas observações e opiniões acerca da atividade. A aplicação da sequência didática, nomeada “A Lua é Flicts?”, é destinada aos docentes dos anos finais do Ensino Fundamental, das áreas de Ciências e Física, podendo ser adaptada a qualquer disciplina de interesse e utilizando outros livros infantis para contribuir com a discussão de temáticas diversas e incentivar a interdisciplinaridade na sala de aula. ...
Abstract
This work presents the proposal of a didactic sequence (DS) on Optics using the work “Flicts”, by the Brazilian writer Ziraldo Alves Pinto, as a didactic tool to approach the interaction of colors with the human eye. Through Investigation T eaching, the optical principles of light are mixed with fragments of the children's book "Flicts" in order to help the understanding of the physical concepts behind the change of colors of the Moon by students of the 9th year of Elementary School. The DS pre ...
This work presents the proposal of a didactic sequence (DS) on Optics using the work “Flicts”, by the Brazilian writer Ziraldo Alves Pinto, as a didactic tool to approach the interaction of colors with the human eye. Through Investigation T eaching, the optical principles of light are mixed with fragments of the children's book "Flicts" in order to help the understanding of the physical concepts behind the change of colors of the Moon by students of the 9th year of Elementary School. The DS presented is structured in two stages, the first stage, called "Introduction of Concepts", formed by five parts where the theoretical knowledge necessary for understanding the study of Optics, the formation of groups of students and the introduction of excerpts from “Flicts” to start the group's discussion about the colors of the Moon and the format of scientific research that should be done. In the second stage, called “Research Presentation”, it consists of three parts covering a review of the previous content through audiovisual material and the presentation of research on the colors of the Moon carried out by the groups with the purpose of making the students holders of scientific knowledge. and responsible for transmitting this knowledge to the whole class, characteristics observed through Chevallard's Didactic Transposition Theory. At the end of the second stage, there is a questionnaire to be applied to students about their observations and opinions about the activity . The application of the didactic sequence, named “The Moon is Flicts?”, is intended for teachers in the final years of Elementary School, in the areas of Science and Physics, and can be adapted to any subject of interest and using other children's books to contribute to the discussion of dif ferent themes and encourage interdisciplinarity in the classroom. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Geociências. Curso de Ciências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental: Licenciatura.
Coleções
Este item está licenciado na Creative Commons License
