Escola pra que(m)? cenas de exclusão
Visualizar/abrir
Data
2019Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho tem como tema os processos de exclusão escolar no cotidiano. Tendo como base empírica minha vivência durante o estágio de docência em Ciências, e livremente inspirado nos Fragmentos de um discurso amoroso, de Roland Barthes, e em Uma vida de professora, de Sandra Mara Corazza, é escrito por meio de cenas, nas quais elementos do vivido são ficcionalizados para uma maior aproximação dos sentimentos provocados pelo estágio. As cenas disparam bastidores, compostos por meio de diálogos ...
Este trabalho tem como tema os processos de exclusão escolar no cotidiano. Tendo como base empírica minha vivência durante o estágio de docência em Ciências, e livremente inspirado nos Fragmentos de um discurso amoroso, de Roland Barthes, e em Uma vida de professora, de Sandra Mara Corazza, é escrito por meio de cenas, nas quais elementos do vivido são ficcionalizados para uma maior aproximação dos sentimentos provocados pelo estágio. As cenas disparam bastidores, compostos por meio de diálogos com autores, artistas, amigos e meus próprios pensamentos. Neles, procuro pensar criticamente a docência como um processo humano, criativo, filosófico, político e contraditório. Através destas reflexões, concluo que a exclusão escolar está ligada ao que os gestores e professores acreditam ser a função da escola e o que consideram ser um bom aluno, frutos de um pensamento hegemônico racista, colonial e historicamente excludente. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Ciências Biológicas (1353)
Este item está licenciado na Creative Commons License