Como promover a educação das relações étnico-raciais em estudos sobre o corpo humano nas aulas de ciências?
Visualizar/abrir
Data
2019Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
A obrigatoriedade de incluir as histórias e as culturas africanas e afro-brasileiras nos currículos escolares se faz presente desde 2003, com a criação da lei 10.639. Com base nisso, e pensando também na falta de iniciativa e dificuldades que os professores de ciências têm para trabalhar essas questões, este estudo apresenta propostas de como esses professores podem contribuir para a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) no ensino de ciências, mais especificamente em estudos sobre o corpo ...
A obrigatoriedade de incluir as histórias e as culturas africanas e afro-brasileiras nos currículos escolares se faz presente desde 2003, com a criação da lei 10.639. Com base nisso, e pensando também na falta de iniciativa e dificuldades que os professores de ciências têm para trabalhar essas questões, este estudo apresenta propostas de como esses professores podem contribuir para a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) no ensino de ciências, mais especificamente em estudos sobre o corpo humano. Para isso foi realizada uma seleção e análise de recursos didáticos para ERER e uma análise de habilidades pré-estabelecidas na área das Ciências da Natureza da Base Nacional Comum Curricular dos anos finais do Ensino Fundamental, considerando valores e princípios da cultura afro-brasileira, a fim de identificar espaços para o desenvolvimento da ERER e propor temas de estudo. Além de propor temas específicos para incluir a ERER nos currículos de ciência, foram desenvolvidas orientações metodológicas e pedagógicas para que esse processo ocorra a partir da incorporação de filosofias e valores afro-civilizatórios. Espera-se que com o apoio desse acervo de materiais e informações apresentados, os professores de ciências possam promover práticas interculturais e transdisciplinares, que valorizem a história, a cultura e a afro-brasilidade dos alunos, no intuito de assegurar uma educação antirracista e cidadã. ...
Abstract
The inclusion of African and Afro-Brazilian histories and cultures in elementary school curriculum has been obligatory since 2003, when law 10.639 was created. Based on that, and also thinking about the lack of initiative and difficulties that science teachers have to deal with these issues, this monograph presents proposals for how these teachers can contribute to the education of ethnic-racial relations in science teaching, more specifically in studies of the human body. Thus, possible themes ...
The inclusion of African and Afro-Brazilian histories and cultures in elementary school curriculum has been obligatory since 2003, when law 10.639 was created. Based on that, and also thinking about the lack of initiative and difficulties that science teachers have to deal with these issues, this monograph presents proposals for how these teachers can contribute to the education of ethnic-racial relations in science teaching, more specifically in studies of the human body. Thus, possible themes for the education of ethnic-racial relations were developed from pre-established skills in the area of Natural Sciences of the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) of the final years of elementary school. These themes were discussed from materials analyzed and selected as potential didactic methods. In addition to proposing specific themes to include education of ethnic-racial relations in science curriculum, methodological and pedagogical orientations have been developed for this process to occur while the incorporation of Afro-civilizing philosophies and values. It is hoped that with the support of this collection of materials and information presented, science teachers will be able to promote intercultural and transdisciplinary practices that value the students' history, culture and afro-brasility in order to guarantee an anti-racist and citizenship education. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Ciências Biológicas (1289)
Este item está licenciado na Creative Commons License