Agricultura familiar : uma mediação significativa ao diálogo entre ciência e sociedade
dc.contributor.advisor | Junqueira, Heloisa | pt_BR |
dc.contributor.author | Medeiros, Francisco Modena de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-04-19T04:38:43Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/237403 | pt_BR |
dc.description.abstract | Ao longo de sua história, e na forma como se configura hoje, a ciência tem se debatido com o complexo desafio relacionado à difusão e comunicação dos conhecimentos produzidos. Não é uma tarefa simples, pois exige diversos aprendizados que nem sempre são incluídos na formação inicial e profissional dos sujeitos, assim como recursos, empenho em aprender e agir para além do que é nosso trabalho rotineiro. No entanto, considerando o cenário nacional e internacional de desvalorização de princípios científicos e educativos, é uma tarefa necessária e urgente, já que o lugar melhor para pensar como se comunicar com a sociedade é estando junto dela, imergindo em seus processos de elaboração e construção do conhecimento. Entre os conceitos já difundidos de comunicação científica, o presente trabalho adotou a popularização científica como o mais pertinente, por seu caráter inclusivo das vozes populares e dos movimentos sociais na avaliação dos processos científicos, pensando a partir de seus próprios conhecimentos e contextos de vida. Ancorado neste conceito selecionou-se um grupo de agricultores familiares para realizar os diálogos e processos investigativos, com base nos critérios de relevância social, de proximidade e convívio com diversos objetos de estudo das ciências biológicas no meio rural e de coerência com o objeto desta pesquisa. Objetivou-se identificar as linguagens popular/cotidiana e científica em narrativas de agricultores familiares, a fim de compreender seus entrelaçamentos, relações constitutivas e seus efeitos quanto à potência da comunicação. Através das análises dos resultados obtidos, estabeleceu-se uma compreensão objetivada que reconhece a presença de conexões entre as linguagens e suas fundamentais contribuições para o processo de diálogo entre ciência, educação e sociedade, incluindo futuras maneiras de popularizar a ciência. Aqui, evidencia-se o início de um processo de diálogo, o de conhecer e apresentar-se aos agricultores, gerando a possibilidade de novas pontes em frente. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Agricultura familiar | pt_BR |
dc.subject | Oralidade | pt_BR |
dc.title | Agricultura familiar : uma mediação significativa ao diálogo entre ciência e sociedade | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001129972 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Biociências | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Biológicas: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Ciências Biológicas (1355)