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dc.contributor.authorPeroni, Mauriciopt_BR
dc.date.accessioned2022-04-13T04:52:00Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn0104-7469pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/237190pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo trata da socialização de jovens a partir da sua participação em quatro coletivos: Instituto Gaú-cho de Estudos Ambientais (Ingá), Cursinho Pré-Vestibular Zumbi dos Palmares, Instituto Cultural Afro Sul/Odo-modê e Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens, das Pastorais da Juventude do Brasil. Busca compreender os sentidos que a participação nesses grupos tem para a vida dos jovens envolvidos. Seus referenciais são autores que discutem a socialização das juventudes contemporâneas, a partir dos conceitos de participação social e de culturas juvenis, tais como Carles Feixa, José Machado Pais, Alberto Melucci, Regina Novaes e Luis A. Groppo. A metodologia empreendida na investigação teve cunho qualitativo a partir das nar-rativas juvenis. Os resultados evidenciaram que os grupos contribuem significativamente para a socialização dos jovens, a partir das relações que estabelecem com outros sujeitos de mesma idade. A principal categoria produzida a partir dos dados analisados foi chamada de sociabilidade e tratou dos temas da coletividade, da convivência, da amizade e dos grupos como uma “segunda família”.pt_BR
dc.description.abstractThis article deals with the socialization of young people based on their participation in four collectives: Gaucho Institute of Environmental Studies – Inga, Zumbi dos Palmares Preparatory Couse, Afro Sul/Idomode Cultural Institute, and National Campaign against Youth Violence and Extermination, of Youth Pastoral of Brazil. It aims to understand the meanings the participation in these groups has in the young people’s lives involved. Its referen-ces are authors who discuss the socialization of contemporary youth from the concepts of social participation and youth cultures, such as Carles Feixa, Jose Machado Pais, Alberto Melucci, Regina Novaes, and Luis A. Groppo. The methodology used in the investigation was qualitative, based on youth narratives. The results showed that the groups contribute significantly to the socialization of young people, based on the relationships they esta-blish with other subjects who are the same age. The main category produced from the analyzed data was called sociability and considered the themes of collectivity, coexistence, friendship, and groups as a “second family”.en
dc.description.abstracthttps://doi.org/10.5335/rep.v28i1.11500es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEspaço pedagógico. Passo Fundo, RS. Vol. 28, n. 1 (jan./abr. 2021), p. 237-257pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectParticipação socialpt_BR
dc.subjectYouthsen
dc.subjectSocializationen
dc.subjectYouth narrativesen
dc.subjectSocial participationen
dc.subjectYouth culturesen
dc.subjectJóveneses
dc.subjectSocializaciónes
dc.subjectNarrativas juvenileses
dc.subjectParticipación sociales
dc.subjectCulturas juvenileses
dc.titleJuventudes e participação social : processos de socialização na contemporaneidadept_BR
dc.title.alternativeYouths and social participation : contemporary socialization processesen
dc.title.alternativeJuventud y participación social : procesos de socialización contemporáneoes
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001138964pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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