Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFerreira, Taíspt_BR
dc.date.accessioned2022-04-07T04:49:16Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn2238-2046pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/236798pt_BR
dc.description.abstractEste artigo discorre reflexivamente sobre as performances cotidianas deuma criança bem pequena durante um ano de pandemia, isolamentosocial e escolas de educação infantil fechadas. O percurso, que vai da casaao exterior, passando das interações de um mundo incomum a um mundocomum e atravessadas por um devir-animal, foi amplamentedocumentado pela mãe, pesquisadora das artes e das infâncias. Assim, aonarrar a criança-performer, problematiza-se a educação infantilcontemporânea, as noções de infância e uma estética dos processos deaprendizagem tendo a criança como protagonista, bem como a imensafalta da construção de uma ética do convívio na formação de um sujeito.pt_BR
dc.description.abstractThis paper talks reflexively about the daily performances of a very youngchild during a year of pandemic, social isolation and closed early childhoodschools. The journey, which goes from home to abroad, passing from theinteractions of an unusual world to a common world and crossed by ananimal-becoming, was widely documented by the mother, a researcher inthe arts and childhood. Thus, when narrating the child-performer,contemporary childhood education, the notions of childhood and anaesthetics of learning processes are problematized with the child as theprotagonist, as well as the immense lack of construction of an ethics ofconviviality in the formation of a subject.en
dc.description.abstractQuesto paper è una riflessione sulle performance quotidiane d’unabambina piccola durante un anno di pandemia, isolamento sociale e nidid’infanzia chiusi. Il percorso, che va dalla casa all’esteriore, passando perl’interazioni di un mondo in comune verso un mondo comune, attraversateda un divenire-animale, è stata ampiamente documentata dalla madre,ricercatrice dell’arti e dell’infanzie. Quindi, raccontando la bambina-performer, si ragiona la educazione infantile contemporanea, le nozionid’infanzia e una estetica dei processi di apprendimento dove il bambino èil protagonista, siccome la immensa mancanza della costruzione diun’etica del convivio nella formazione di un soggetto.it
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG. Belo Horizonte. Vol. 11, n. 3 (set./dez.2021), p. 213-244pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectChild-performeren
dc.subjectEarly childhood educationen
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectPandemicen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPedagogical documentationen
dc.subjectMaternidadept_BR
dc.subjectMaternityen
dc.subjectBambina-performerit
dc.subjectEducazione infantileit
dc.subjectPandemiait
dc.subjectDocumentazione pedagogicait
dc.subjectMaternitàit
dc.titleCriança-performer sem educação infantil : observações da mãe-documentarista em um ano de vida pandêmicapt_BR
dc.title.alternativeChild-performer without early education : Observations of the documentary mother in a year of pandemic lifeen
dc.title.alternativeBambina-performer senza nido : osservazioni dalla madre documentarista in un anno di vita pandemicait
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001137743pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples