Mostrar registro simples

dc.contributor.authorVasques, Carla Karnoppipt_BR
dc.contributor.authorBaptista, Cláudio Robertopt_BR
dc.date.accessioned2022-04-06T04:45:32Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.issn0100-3143pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/236608pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo aborda a escolarização de sujeitos com Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) a partir de 107 teses e dissertações produzidas no período entre 2000-2012, das diretrizes inclusivas e da hermenêutica-filosófica. Considerando os temas abordados, as questões recorrentes, as lacunas e as epistemologias, são analisadas as concepções de TGD, de escola e escolarização. Como resultados: o incremento dos estudos; a proliferação dos sentidos sobre estes alunos e as possibilidades escolares; a atualização de antigos impasses perante o novo, o diferente. Se, no âmbito dos princípios, são reconhecidas a igualdade e as diferenças, no âmbito das pesquisas ainda persiste a noção do diferente como desigual.pt_BR
dc.description.abstractThis article examines the education of subjects with Pervasive Developmental Disorders (PDD) considering 107 theses and dissertations produced between 2000 and 2012, as well as the guidelines for inclusion and the philosophical hermeneutics. The concepts of PDD, school and education are analyzed here considering the subjects under study, the recurring questions, the gaps and the epistemologies. Results obtained include: increased enrollments; the multiplying of meanings regarding these students and the educational possibilities; an update of old dilemmas before the new and the different. If at the level of principles equality and differences are both recognized the notion of different as unequal still remains within the research context.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação & realidade. Porto Alegre, RS. Vol. 39, n 3 (jul./set. 2014), p. 665-685pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSpecial educationen
dc.subjectEscolarizaçãopt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectTranstornos globais do desenvolvimentopt_BR
dc.subjectPervasive developmental disordersen
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectState of the knowledgeen
dc.titleTranstornos globais do desenvolvimento e escolarização : o conhecimento em perspectivapt_BR
dc.title.alternativePervasive developmental disorders and schooling : knowledge in perspectiveen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000922239pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples