Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPaula, Gabriel Brazil dept_BR
dc.contributor.authorToassi, Ramona Fernanda Ceriottipt_BR
dc.date.accessioned2022-04-06T04:45:31Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn2525-507Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/236606pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa analisa, por meio de uma revisão integrativa de literatura, o papel e as atribuições do preceptor na formação dos profissionais da saúde no contexto do ensino em cenários de aprendizagem do Sistema Único de Saúde. A revisão teve caráter exploratório e utilizou a base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde. Os descritores combinados para a busca foram: preceptoria AND estágio clínico, preceptoria AND sistema único de saúde e educação AND preceptoria. As publicações deveriam ser artigos, dissertações, teses, em português/inglês/espanhol, envolvendo pesquisas empíricas sobre a temática, publicados de 2001-2018. Foram analisados 54 estudos, sendo 35 artigos, 17 dissertações e duas teses. Os estudos incluíram 11 diferentes profissões da saúde e, em sua maioria, utilizaram abordagem metodológica qualitativa O preceptor foi identificado como o profissional do serviço de saúde que orienta, media, integra, acompanha, supervisiona, aconselha, escuta, demonstra, explica, forma, conscientiza e avalia o estudante, ensinando pelo trabalho, aliando saberes teóricos à realidade dos serviços e aproximando o estudante da equipe de saúde e usuários. Além da capacidade técnica, o preceptor deve ter habilidades relacionais e competências didático-pedagógicas que sejam facilitadoras do aprendizado. Desafios voltados à formação didático-pedagógico do preceptor, fragilidade na relação do preceptor com as Instituições de Ensino Superior, infraestrutura inadequada para as atividades de ensino nos serviços e dificuldade do preceptor conciliar a supervisão dos estudantes com as atividades clínicas da rotina do trabalho, foram identificados. Estudos complementares são recomendados, buscando o fortalecimento de evidências sobre o papel do preceptor no ensino da saúde.pt_BR
dc.description.abstractThis research analyzes, through an integrative literature review, the role and attributions of the preceptor in the training of health professionals in the context of teaching in learning scenarios of the Unified Health System. The review was exploratory and used the basis of data from the Virtual Health Library. The descriptors combined for the search were: preceptorship AND clinical internship, preceptorship AND single health system and education AND preceptorship. Publications should be articles, dissertations, theses, in Portuguese/ English/Spanish, involving empirical research on the subject, published from 2001‒2018. 54 studies were analyzed, 35 articles, 17 dissertations and two theses. The studies included 11 different health professions and, for the most part, used a qualitative methodological approach. The preceptor was identified as the health service professional who guides, mediates, integrates, monitors, supervises, advises, listens, demonstrates, explains, it raises awareness and evaluates the student, teaching through work, combining theoretical knowledge with the reality of services and bringing the student closer to the health team and users. In addition to technical capacity, the preceptor must have relational skills and didactic-pedagogical skills that facilitate learning. Challenges related to the didactic-pedagogical training of the preceptor, weakness in the preceptor’s relationship with Higher Education Institutions, inadequate infrastructure for teaching activities in services and the preceptor’s difficulty in reconciling the supervision of students with the clinical activities of the work routine, were identified. Complementary studies are recommended, seeking to strengthen evidence on the role of the preceptor in health education.en
dc.description.abstractEsta investigación analiza, a través de una revisión integradora de la literatura, el rol y atribuciones del preceptor en la formación de profesionales de la salud en el contexto de la enseñanza en escenarios de aprendizaje del Sistema Único de Salud. La revisión fue exploratoria y utilizó la base de datos de la Virtual Biblioteca de salud Los descriptores combinados para la búsqueda fueron: preceptoría Y internado clínico, preceptoría Y sistema único de salud y educación Y preceptoría. Las publicaciones deben ser artículos, disertaciones, tesis, en portugués/inglés/español, que involucren investigación empírica sobre el tema, publicados entre 2001 y 2018. Se analizaron 54 estudios, 35 artículos, 17 disertaciones y dos tesis. Los estudios incluyeron 11 profesiones diferentes de la salud y, en su mayor parte, utilizaron un enfoque metodológico cualitativo. El preceptor fue identificado como el profesional del servicio de salud que orienta, media, integra, monitorea, supervisa, asesora, escucha, demuestra, explica, plantea. concienciar y evaluar al alumno, enseñando a través del trabajo, compaginando los conocimientos teóricos con la realidad de los servicios y acercando al alumno al equipo de salud y a los usuarios. Además de la capacidad técnica, el preceptor debe tener habilidades relacionales y habilidades didáctico-pedagógicas que faciliten el aprendizaje. Se identificaron desafíos dirigidos a la formación didáctica y pedagógica del preceptor, debilidad en la relación del preceptor con las Instituciones de Educación Superior, infraestructura inadecuada para la actividad docente en los servicios y dificultad del preceptor para conciliar la supervisión de los estudiantes con las actividades clínicas de la rutina laboral. Se recomiendan estudios complementarios, buscando fortalecer la evidencia sobre el rol del preceptor en la educación para la salud.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista saberes plurais : educação na saúde. Porto Alegre. Vol. 5, n. 2 (ago./dez. 2021), p. 125-142pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPreceptoriapt_BR
dc.subjectPreceptorshipen
dc.subjectEducationen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCapacitação de recursos humanos em saúdept_BR
dc.subjectHealth Human Resource Trainingen
dc.subjectInternship and residencyen
dc.subjectInternato e residênciapt_BR
dc.subjectSistema Único de Saúdept_BR
dc.subjectUnified Health Systemen
dc.subjectPreceptoríaes
dc.subjectEducaciónes
dc.subjectCapacitación de Recursos Humanos en Saludes
dc.subjectInternado y residenciaes
dc.subjectSistema Único de Saludes
dc.titlePapel e atribuições do preceptor na formação dos profissionais da saúde em cenários de aprendizagem do Sistema Único de Saúdept_BR
dc.title.alternativeRole and assignments of the preceptor in the training of health professionals in learning scenarios of the Unified Health System en
dc.title.alternativePapel y asignaciones del preceptor en la formación de profesionales de la salud en escenarios de aprendizaje del Sistema de Salud Único es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001135712pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples