Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPavani, Fabiane Machadopt_BR
dc.contributor.authorWetzel, Christinept_BR
dc.contributor.authorOlschowsky, Agnespt_BR
dc.date.accessioned2022-04-06T04:45:18Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn0103-1104pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/236598pt_BR
dc.description.abstractO artigo tem como objetivo analisar a prática da clínica com adolescentes na atenção psicossocial, em um Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil. Utilizou-se a Avaliação de Quarta Geração como percurso teórico-metodológico, tendo como parâmetros avaliativos os seguintes aspectos das práticas em saúde mental, na perspectiva da atenção psicossocial: o cuidado em liberdade, intersetorial, territorial, multiprofissional, e singular, buscando como resultados a inserção social, a autonomia e a cidadania. Foram realizadas entrevistas com os profissionais do serviço, e observação participante. A análise ocorreu mediante o Método Comparativo Constante. Evidencia-se a tarefa de construir uma clínica que supere os saberes e as práticas da psiquiatria tradicional, que incorpore o contexto dos adolescentes, e que não tenha como eixo central o diagnóstico. Os resultados sugerem o deslocamento do foco da atenção na doença para o adolescente, considerando seus desejos, suas relações e os sentidos que atribuem às possíveis perspectivas e aos caminhos resultantes dos saberes da clínica. Conclui-se, sobre a necessidade da manutenção do processo de constante questionamento em relação à clínica psicossocial com adolescentes, sua repercussão e sua incorporação enquanto uma possibilidade terapêutica transitória e singular.pt_BR
dc.description.abstractThis article aims to analyze the practice of the clinic with adolescents in psychosocial care, in Psychosocial Care Center for Children and Adolescents. The Fourth Generation Evaluation was used as a theoretical-methodological approach, having as evaluative parameters the following aspects of health practices, from the perspective of psychosocial care: care in freedom, intersectoral, territorial, multi-professional and singular, seeking as results social inclusion, autonomy and citizenship. Interviews were conducted with service professionals and participant observation. The analysis was performed by Constant Comparative Method. The task of building a clinic that overcomes the knowledge and practices of traditional psychiatry is evident, which incorporates the adolescents’ context, and that does not have diagnosis as its central axis. There is essential to change the attention from the disease to the adolescent, considering their desires, relationships and the meanings attributed by them to possible perspectives and paths resulting from clinic’s knowledge. It is important to maintain the process of constant wondering regarding the psychosocial clinic with adolescents, its repercussion and its incorporation as a transitory and singular therapeutic possibility.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofSaúde em debate. Vol. 45, n. 128, (jan./mar. 2021), p. 118-129.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectAdolescenten
dc.subjectHealth evaluationen
dc.subjectAvaliação em saúdept_BR
dc.subjectServiços comunitários de saúde mentalpt_BR
dc.subjectCommunity mental health serviceen
dc.titleA clínica no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil : na adolescência, o diagnóstico se escreve a lápispt_BR
dc.title.alternativeClinics at Psychosocial Care Center for Children and Adolescents : diagnoses on adolescence is written in pencilen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001135524pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples