Mostrar registro simples

dc.contributor.authorUberti, Lucianept_BR
dc.date.accessioned2022-04-06T04:44:46Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.issn0100-3143pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/236571pt_BR
dc.description.abstractEste artigo problematiza uma forma de racionalidade intencional própria à tarefa educativa, na medida em que a configuração de determinadas projeções é imprescindível ao funcionamento da instituição escolar. Para analisar a forma pela qual tal campo de poder-saber configura tais projeções, e lida com as impotências que lhe são imanentes, este trabalho se utiliza dos estudos de Michel Foucault e de Gilles Deleuze, especialmente aqueles referentes à crítica ao pensamento da representação. Neste sentido, trata-se de analisar o discurso retratado no projeto político-pedagógico da Escola Cidadã, implementado em Porto Alegre, o qual conjuga conhecimentos dotados de valor de verdade no campo de saber da educação na atualidade.pt_BR
dc.description.abstractThis article presents a means of rationally analyzing the goals of education, while the configuration of certain projections is essential to the functioning of the school. To analyze the way in which this field of power-knowledge sets such projections, and deals with the impotence that is immanent, this study uses the studies of Michel Foucault and Gilles Deleuze, especially those concerning the criticism of the representational thinking. In this sense, it analyses the speech portrayed in the political and pedagogical project of the Citizen School, implemented in the city of Porto Alegre, which combines backgroung endowed with truth value of knowledge in the field of education today.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação & realidade. Porto Alegre, RS. Vol. 38, n.4 (out./dez. 2013), p. 1223-1242pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectIntentionen
dc.subjectIntencionalidadept_BR
dc.subjectSaberpt_BR
dc.subjectRepresentationalen
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.subjectKnowledgeen
dc.titleIntencionalidade educativapt_BR
dc.title.alternativeEducational intentionality en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000909043pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples