Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFervenza, Hélio Custódiopt_BR
dc.contributor.authorAnagnostopoulos, Tula Holderbaumpt_BR
dc.date.accessioned2022-04-02T05:03:16Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/236482pt_BR
dc.description.abstractEsta tese em poéticas visuais intitulada As cartas de uma amiga distante, suas reapresentações e outras correspondên cias debruçou-se sobre a tarefa de trazer de uma caixa de correspondências particular uma poética visual pública, através da criação artística. A partir de algumas dezenas de cartas, cartões postais e recordações trocadas por mais de vinte anos com minha penfriend norueguesa, desde os anos de 1990, procurou-se entender, desde um fazer poético, como tal amizade produziu sentidos, percepções e uma memória duradoura ao longo de tanto tempo, matéria fundamental para uma concepção artística particular. Para isso, determinados procedimentos e protocolos foram construídos, buscando conjugar as lembranças de outrora com as memórias que constituímos com nossas ações no presente, e se estenderam para além dessa caixa particular. Associando práticas comuns entre as artes visuais e o cinema, as cartas da minha amiga norueguesa foram transportadas por outros meios para o âmbito público, concebendo assim um prolongamento da noção de apresentação: a de reapresentação, que está baseada no cruzamento da noção de apresentação com a experiência empírica em trabalhar com uma correspondência pré-existente, as cartas que foram vistas anteriormente apenas por mim.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis on visual poetics entitled Letters from a distant friend, their re-presentations and other correspondences focu sed on the task of bringing a visual, audiovisual poetics to the public sphere through artistic creation from a private mailbox. From a few dozen letters, postcards and memories exchanged for more than twenty years with my Norwegian penfriend, since the 1990s, we tried to understand, from a poetic way, how such a friendship produced meanings, perceptions and a lasting memory for so long, fundamental material for a particular artistic conception. For this, certain procedures and protocols were built, seeking to combine the memories of the past with the memories that we constitute with our actions in the present, and they extended beyond this particular box. By associating common practices between the visual arts and cinema, my Norwegian friend's letters were transported by other means to the public sphere, thus conceiving a new notion, that of re-presentation, based on the intersection of the notion of presentation with the empirical experience of working with a pre-existing material, the letters those were previously seen only by me.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCorrespondenceen
dc.subjectCorrespondênciapt_BR
dc.subjectMemoryen
dc.subjectMemória : Artept_BR
dc.subjectVideocartapt_BR
dc.subjectVideo letteren
dc.subjectInstalação (Arte)pt_BR
dc.subjectInstallationen
dc.subjectAudiovisualpt_BR
dc.titleAs cartas de uma amiga distante, suas reapresentações e outras correspondênciaspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001139176pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples